BC do Japão mantém política monetária e reduz avaliação sobre a inflação

O presidente do BC japonês destacou determinação em manter o fluxo de dinheiro.
Sede do Banco do Japão | ©Aflo Images
©Aflo Images

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) manteve inalterada sua ultrafrouxa política monetária nesta sexta-feira (15), mas reduziu sua avaliação sobre a inflação, enquanto Haruko Kuroda, presidente do BoJ, destacou a determinação em manter o fluxo de dinheiro, reforçando a visão de que o Japão ficará defasado em relação a seus pares dos Estados Unidos e da Europa em desfazer as políticas da época da crise.

Kuroda afirmou que mudanças estruturais na economia, como o aumento da produtividade do setor de serviços, podem estar segurando a inflação, sinalizando que o banco central vai observar mais de perto os fatores que contêm os preços na reunião do próximo mês.

“A economia do Japão está vendo aperto do mercado de trabalho e melhora do déficit de produção, mas os preços não estão subindo muito. Assim, é mais apropriado manter pacientemente nosso poderoso afrouxamento monetário”, disse Kuroda em entrevista à imprensa.

Como esperado, o banco central deixou inalterada a política monetária ultrafrouxa nesta sexta-feira, mantendo a meta para a taxa de juros de curto prazo em -0,1% e a promessa de guiar o rendimento do título governamental de 10 anos em torno de zero.

A medida contrasta com a decisão do Banco Central Europeu de encerrar seu programa de compra de ativos este ano e com os aumentos de juros pelo banco central norte-americano, que sinalizou ruptura de suas políticas adotadas para enfrentar a crise financeira de 2007-2009.

“O aumento dos preços ao consumidor está em uma faixa de 0,5% a 1%”, disse o Banco do Japão em comunicado. Essa é uma visão abaixo da de abril, quando o banco central disse que a inflação estava em torno de 1%.

Kuroda afirmou que é natural a direção de política monetária do Banco do Japão divergir do Federal Reserve e da do BCE, dada a dificuldade em erradicar a mentalidade deflacionária no país.

“Cada país tem que optar pela melhor política monetária à luz de suas condições econômicas e de preços”, disse ele, acrescentando que é prematuro debater uma estratégia de saída para a política monetária ultrafrouxa.

Com Reuters Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Cabo submarino de fornecimento de energia eletrica Foto escaeu.org min

Japão pode importar energia elétrica por cabos submarinos, diz estudo

Next Article
Livro de receitas de One Piece Foto Divulgacao 02 min

Livro de receitas de One Piece

Related Posts