Notícias

Economia do Japão cresce 0,2% no 2º trimestre

(Foto: Stockvault)

O PIB japonês expandiu pelo segundo trimestre consecutivo em termos anualizados.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão entre abril e junho deste ano cresceu 0,2% em relação ao mesmo período ano passado, marcando o segundo aumento trimestral consecutivo, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (15) pelo governo do país.

Segundo o Escritório do Gabinete Japonês, o avanço sinaliza que a economia do país está conseguindo superar os efeitos do fortalecimento do iene, embora o ritmo de crescimento tenha mostrado abrandamento devido a exportações e gastos de capital fracos.

Contudo, a leitura preliminar ficou abaixo da estimativa mediana de economistas consultados pela agência de notícias Kyodo, que apontavam expansão de 0,8% para o segundo trimestre.

No primeiro trimestre, o PIB japonês apresentou um crescimento significativo de 1,9% em dados revisados, o que livrou o país de uma recessão, já que no trimestre anterior (de outubro a dezembro)  o PIB tinha recuado 1,7%, o que configuraria em recessão técnica, que é definida após dois trimestres seguidos de contração.

Na comparação trimestral, o PIB ficou estagnado ante o período de janeiro a março, um resultado abaixo da expectativa de mercado, que estimava crescimento de 0,2% para os meses de abril a junho.

Com Agência Kyodo

Comentários