Notícias

Coreia do Norte lança outro míssil sobre o Japão

Foto: Arquivo/Creative Commons

O míssil balístico passou por sobre a parte noroeste do Japão, a 770 km do solo.

A Coreia do Norte lançou outro míssil na direção do Japão, em uma nova provocação que ocorre poucos dias depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado novas sanções contra o regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un.

O lançamento ocorreu por volta das 6h57 locais da manhã de sexta-feira (noite de quinta (14) pelo horário de Brasília).

O míssil balístico passou por sobre a parte noroeste do Japão, próximo a ilha Hokkaido, no norte do país, a 770 km do solo. O míssil caiu no Oceano Pacífico, a cerca de 2.000 km do Japão.

Este novo lançamento foi similar ao efetuado pela Coreia do Norte em 29 de agosto, quando um míssil norte-coreano também sobrevoou Hokkaido e caiu no oceano Pacífico.

O premiê japonês, Shinzo Abe, disse que as sanções da ONU contra o regime de Kim precisam ser aplicadas com firmeza. Ele afirmou que a comunidade internacional deve enviar uma clara mensagem a Coreia do Norte por suas ações provocativas.

A Coreia do Norte chamou o teste de um “importante prelúdio” para um lançamento em águas próximas ao território americano de Guam.

Mais cedo, o regime norte-coreano havia ameaçado usar armas nucleares para “afundar” o Japão e reduzir os EUA a “cinzas e escuridão” por terem apoiada as sanções da ONU, uma punição pelo recente teste nuclear do país.

“As quatro ilhas do arquipélago [do Japão] devem afundar no mar por uma bomba nuclear”, segundo comunicado divulgado pela agência estatal KCNA.

Com informações de Agências Internacionais.

Comentários