Frio e neve intensa fazem 6 mortos e centenas de feridos no Japão

Japão está passando por um dos invernos mais rigorosos de sua história.
Tomada area da cidade de Sanjo em Niigata Foto Asahi
A cidade de Sanjo, em Niigata, está toda coberta de neve (Foto: Asahi)

Japão está passando por um dos invernos mais rigorosos de sua história, com mais de 90% do arquipélago recebendo neve pesada que já isolou cidades, provocou pelo menos seis mortes e deixou centenas de feridos somente neste último final de semana.

Tempestades de neve atingem há dias cidades na costa do Mar do Japão, desde o norte até o oeste japonês, com temperaturas noturnas variando entre -2º C e -20º C em áreas populosas.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (JMA, na sigla em inglês), no final de semana, cerca de 90% das localidades de todo o país registrara temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

Cidades nas regiões de Tohoku (nordeste) e Kanto (leste) também estão sendo afetadas pelas baixíssimas temperaturas, bem como algumas áreas em Chubu, região central do país. Segundo a JMA, uma forte e densa massa de ar frio está cobrindo grande parte do arquipélago, o que tem provocando intensas nevascas.

A temperatura baixou fortemente em Iwate (Tohoku), chegando a mínima de -16,5º C no domingo (15). Nas grandes cidades, Osaka (centro-oeste) registrou mínima de -0,6º, Tóquio (leste) -2,3ºC e Nagoya (centro-sul) -3,6ºC.

De acordo com o último boletim da agência, por volta das 11 horas locais desta segunda-feira (16), a neve acumulada chegou a 2,04 metros na vila Hinoemata, na província de Fukushima (Tohoku), e a 1,71 metro na cidade de Tsunan, na província de Niigata (Chubu). Em Minakami, cidade localizada na província de Gunma (Kanto), o acúmulo chegava a 1,68 metro.

O órgão prevê que deve continuar a nevar nas áreas montanhosas ao longo do Mar do Japão e nas regiões norte e leste do país.

Até a terça-feira de manhã, a previsão é que ocorra um aumento de 80 centímetros de neve nas áreas montanhosas da província de Niigata, 60 centímetros em vastas localidades da região Tohoku e também nas províncias de Nagano e Gunma.

Já em Hokkaido, ilha no extremo norte do país e região onde as temperaturas são comumente baixas, o acumulo de neve deve aumentar e cerca de 30 centímetros.

Nevascas provocam transtornos nos transportes em todo o país
A neve pesada levou ao cancelamento de centenas de voos em praticamente todas as regiões do país durante o final de semana, o que afetou milhares de passageiros.

O clima severo também está afetando os serviços ferroviários, com interrupções intermitentes, inclusive das linhas Shinkasen, o trem-bala japonês.

Mortes
O frio e a tempestade de neve já provocou a morte de pelo menos seis pessoas e deixou centenas de feridos no país durante o último final de semana, de sexta-feira (13) a domingo (15).

Em Aichi, um homem e uma mulher, ambos com 21 anos, morreram em um acidente de carro na cidade de Nagoya. Eles colidiram com um veículo que dispersava agente anti-congelamento. Duas outras pessoas ficaram gravemente feridas no acidente.

Na província de Nagano, um galho de árvore, que quebrou com o peso da neve, atingiu um monge de um templo. Ele estava limpando a neve acumulada no momento do incidente e foi levado a um hospital local, onde morreu mais tarde.

Uma mulher de 80 anos morreu, provavelmente de frio, na província de Niigata. Ela foi encontrada caída inconsciente próxima a uma calçada que estava bloqueada pela neve.

Em Osaka, um homem morreu e um acidente envolvendo vários veículos em uma estrada local. A pista estava escorregadia pelo acumulo de neve.

Em Fukuchiyama, na província de Quioto ou Kyoto, um homem de 88 anos foi encontrado morto em uma estufa. Segundo a polícia, a estrutura do local desmoronou com o peso da neve.

Ao todo, ao menos 300 pessoas ficaram feridas em acidentes relacionados à neve somente entre a última sexta-feira e domingo.

Mediante isso, a JMA pede cautela à população, já que pistas ficam escorregadias com o gelo e o acumulo de neve pode bloquear estradas, bem como provocar avalanches.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Mellhores comerciais japoneses em 2016 Foto Reproducao edicao MN

Os melhores comerciais japoneses em 2016

Next Article
Carro voador da Airbus Foto DIvulgacao

Airbus testará protótipo de carro voador no final de 2017

Related Posts