Emissora japonesa emite alerta de míssil norte-coreano ‘por engano’

Alerta da NHK instava população a “procurar abrigo dentro de prédios ou abaixo do solo”.
Teste de missil Hwasong 10 em foto divulgada pela agencia coreana KCNA em junho de 2016 900x600 min
Míssil norte-coreano Hwasong 10 | Foto: Arquivo / KCNA

A ‘NHK’, emissora estatal do Japão, emitiu um alarme “equivocado” sobre um lançamento de míssil da Coreia do Norte nesta terça-feira (16), um erro que foi corrigido pela emissora poucos minutos após o alerta ser enviado para celulares de usuários do aplicativo do serviço de desastre e prevenção disponibilizado pela TV pública japonesa.

Não ficou imediatamente claro o que provocou o erro. “Nós ainda estamos checando”, disse um porta-voz da NHK.

O alerta emitido às 18h55 (horário local, 7h55 de Brasília) pela NHK dizia: “A Coreia do Norte aparentemente lançou um míssil… O governo solicita que as pessoas se abriguem dentro de prédios ou abaixo do solo”.

O mesmo alerta foi enviado para celulares de usuários do serviço on-line da ‘NHK’ que alerta sobre desastres, bem como noticiado em canais e páginas da emissora em redes sociais. Contudo, Em cinco minutos, a emissora enviou outra mensagem se corrigindo.

Screen Shot 2018 01 16 at 8.18.57 AM
Print mostra mensagem equivocada da NHK sobre ataque de míssil norte-coreano.

Ainda não se sabe quantos dos 300 mil seguidores do aplicativo da TV japonesa viram o alerta ou cumpriram a ordem de procurar abrigo. A emissora ressaltou que a maior parte das reclamações recebidas partiu de pessoas que só souberam do erro, não do alerta em si.

Contudo, não houve relatos imediatos sobre pânico ou interrupções de serviços após o alerta “equivocado” da emissora japonesa.

A tensão no Japão cresceu diante dos testes de mísseis norte-coreanos próximos à costa do país. O governo investe agora na defesa anti-ataque e conduz seus próprios testes ante à inflamada retórica do regime de Kim Jong-un.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Associated Press – AP | Reuters.

» Veja mais notícias relativas à Coreia do Norte
Total
0
Shares
Previous Article
Terremotos no Japao Foto StockVault 900x550 min

Terremoto de magnitude 4,8 atinge o leste do Japão

Next Article
Usagi Drop Reproducao min

Mostra de animação japonesa vai até o dia 23 no Centro Cultural de SP

Related Posts