Notícias

Japão registra forte recuo de 25% no superávit comercial em 2017

Porto de Tóquio | Foto: Wikimapia

Superávit da balança comercial japonesa despencou para 2,991 trilhões de ienes, cerca de US$ 27,1 bilhões.

Embora as exportações do Japão terem atingido níveis recordes para a China, bem como para outros países da Ásia e da Europa no decorrer de 2017, o governo do país informou que registrou forte queda no superávit de sua balança comercial no ano passado.

De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério de Finanças do Japão ao final de janeiro, o superávit comercial retraiu 25%, para 2,991 trilhões de ienes (US$ 27,1 bilhões) em 2017, à medida que a expansão das importações foi mais forte do que a das exportações.

Apenas em dezembro, as exportações do Japão tiveram alta de 9,3% na comparação anual, marcando o 13º avanço consecutivo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal, no entanto, previam ganho maior, de 9,8%.

Já o superávit comercial do Japão com os EUA cresceu 3,1% em 2017, a 7,036 trilhões de ienes, atingindo o maior nível desde 2015.

O presidente americano, Donald Trump, tem criticado a China e o Japão por acumularem grandes superávits no comércio com os EUA.

Em janeiro, Washington decidiu impor pesadas tarifas a importações de painéis solares e máquinas de lavar, visando principalmente produtores asiáticos.

Do Mundo-Nipo
Fonte:  Estadão Conteúdo.

Comentários