Bolsa de Tóquio fecha quase estável com forte alta do petróleo

Ações de empresas ligadas ao setor de energia minimizaram um movimento de realização de lucros.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta nesta quinta-feira (16), influenciada pelo forte avanço do petróleo, que beneficiou empresas ligadas ao setor de energia, minimizando um movimento de realização de lucros após os recentes ganhos do mercado acionário japonês.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 16,01 pontos, leve alta de 0,08% ante o fechamento anterior, encerrando aos 19.885,77 pontos. Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, teve alta de 10,61 pontos, avanço de 0,67% ante o fechamento de quarta-feira, encerrando o dia aos 1.599,42 pontos.

Analistas acreditam que o mercado acionário japonês segue em fase de consolidação, após o Nikkei atingir seu maior nível em 15 anos e tocar a casa dos 20 mil pontos na última sexta-feira.

As ações das companhias relacionadas ao petróleo foram beneficiadas pela forte alta da commodity no fechamento de ontem, que subiu 5,81% em Nova York, a US$ 56,39 por barril, após os EUA divulgarem que os estoques do país aumentaram 1,294 milhão de barris na semana passada, bem abaixo da previsão do mercado, de alta de 3,6 milhões.

Entre as principais altas de ações ligadas ao petróleo, estavam a Inpex, saltou 5,4%, e a JX Holdings, que subiu 3,9%. As construtoras, por sua vez, registraram ganhos depois de a Nomura Real Estate anunciar um crescimento de 43% no lucro líquido consolidado de 2014, para 38,4 bilhões de ienes.

(Com informações das Agências ‘Estado’ e ‘Kyodo’)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar segue exterior e fecha na menor cotação em mais de um mês

Next Article

Japão supera China e se torna o maior detentor de títulos do governo dos EUA

Related Posts