Revisão da produção industrial do Japão confirma forte alta de 4% em maio

Os dados revisados reiteram que a produção japonesa vem se recuperando gradativamente.
Industria japonesa Foto Reuters Kyodo 900x600 28 04 2016
©Kyodo

Os números revisados da produção industrial do Japão em maio ficaram inalterados ante o avanço na leitura preliminar de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2017, de acordo com dados revisados do governo do país, confirmando assim um forte crescimento setor no quinto mês do ano.

Na comparação mensal, o índice recuou 0,2% em termos sazonalmente ajustados. De acordo com o relatório revisado do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a leitura preliminar havia mostrado dados idênticos.

O relatório revisado mostra ainda que os embarques das indústrias caíram 1,6% em maio ante abril e tiveram alta de 3,3% na comparação com maio de 2017. Os estoques avançaram 0,6% na comparação mensal e 2,5% na anual.

“A produção japonesa vem se recuperando gradativamente”, avalia o ministério no relatório.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

Produção Industrial do Brasil
A produção industrial brasileira despencou 10,9% em maio em relação a abril, no recuo mais acentuado desde dezembro de 2008 (-11,2%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, a queda é menor que a previsão de retração de 13,9%, conforme mediana das estimativas coletadas pelo Termômetro CMA.

Já na comparação com maio do ano passado, a atividade do setor interrompeu 12 meses consecutivos de resultados positivos e recuou 6,6%. A queda também foi menor que a estimativa, de -11,0%, ainda conforme o Termômetro CMA. Até maio, a indústria nacional acumula altas de 2,0% no ano e de 3,0% nos últimos 12 meses.

Segundo o IBGE, o resultado de maio reflete os efeitos da paralisação dos caminhoneiros, que afetou o processo de produção de várias unidades no país. Com isso, o nível de atividade do setor retornou aos patamares próximos ao de dezembro de 2003, ficando 23,8% abaixo do ponto recorde alcançado em maio de 2011.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência CMA || Nikkei Asian.

Total
0
Shares
Previous Article
Princesa Mako Foto Casa Imperial Kyodo 2018

Princesa Mako visitará Marília, em SP, no domingo

Next Article
Anime morte de Jiraiya Reproducao 02 min

As 20 mortes mais memoráveis de personagens de anime, segundo os japoneses

Related Posts