Notícias

Japão introduz avançado sistema de reconhecimento facial

Foto: Reprodução/NHK

A medida faz parte dos esforços do governo de Shinzo Abe para combater o terrorismo.

O Ministério da Justiça do Japão introduziu um avançado sistema automático de verificação por foto nos pontos de checagem de imigração em portos e aeroportos em escala nacional. Segundo a emissora pública ‘NHK’, o novo sistema teve às 00h01 desta segunda-feira (horário local).

A medida faz parte dos esforços do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe para combater o terrorismo, bem como prevenir a entrada dos mesmos no país. O novo sistema consiste em tirar fotos de viajantes estrangeiros e comparar automaticamente suas características faciais com imagens em um sistema de bancos de dados cobrindo suspeitos terroristas.

De acordo com a ‘NHK’, o banco de dados em questão faz parte de uma ação internacional, na qual organizações de várias nações compartilham informações sobre terrorismo.

Antes, o sistema era demorado, em um processo de comparação feita manualmente pelos funcionários da imigração. Além disso, o banco de dados não era compartilhado e a pesquisa era feita separadamente em cada uma das organizações internacionais.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, o novo sistema abrange 156 aeroportos e portos em todo o país. A medida também é parte da preparação do país para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Comentários