Bolsa de Tóquio recua com realização de lucros e preocupações com a Grécia

Investidores aproveitaram para embolsar lucros após o Nikkei atingir 18 mil pontos na véspera.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira (17), em meio a movimentos de embolso de lucros após o Nikkei, na véspera, alcançar seu maior nível em mais de sete anos, enquanto investidores permanecem duvidosos sobre o futuro da Grécia na zona do euro.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 17,68 pontos, queda 0,10% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.987,09 pontos. Na segunda-feira, o índice atingiu o nível de 18 mil pontos pela primeira vez desde julho de 2007.

Por outro lado, o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 2,64 pontos, alta de 0,18% ante o fechamento de segunda-feira, encerrando o dia aos 1.462,07 pontos.

Nesta terça, o mercado em Tóquio abriu com perdas, com os investidores encontrando espaço para realização de lucros após o Nikkei terminar aos 18,004,77 pontos na sessão anterior, o maior fechamento desde julho de 2007.

O movimento de vendas foi ampliado após a Grécia não conseguir chegar a um acordo sobre seu programa de ajuda durante reunião realizada ontem (17) com ministros de Finanças da zona do euro, em Bruxelas. Os credores da Grécia voltaram a insistir na extensão do programa atual, mas o novo governo de Alexis Tsipras, que assumiu no mês passado, defende a concessão de um empréstimo-ponte que garanta a liquidez no país nos próximos meses.

A indefinição da questão grega gerou aversão a risco no mercado japonês. Com isso, exportadoras japonesas ligadas à zona do euro foram afetadas nos negócios de hoje, com a Canon perdendo 0,5% e a Sony recuando 0,6%.

Entretanto, o movimento de perdas foi contido no final do dia, com o Topix movendo-se para o território positivo. Algumas ações de exportadoras tiveram um impulso com o iene enfraquecido após o leilão de títulos do governo do Japão atrair uma sólida demanda.

Com isso, a Fuji Heavy Industries, fabricante de carros da marca Subaru, subiu 0,8% e Panasonic ganhou 1,8%.

Por outro lado, uma perspectiva mais positiva de recuperação nos lucros das empresas do Japão impulsionou ações do setor financeiro. O Mizuho Financial Group subiu 0,5%, enquanto o Bank of Yokohama avançou 0,4%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão emite alerta de tsunami após forte terremoto atingir região nordeste

Next Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Novo terremoto atinge região nordeste do Japão, mas sem risco de tsunami

Related Posts