Mercado celebra vitória de Abe e iene cai

A Bolsa de Valores de Tóquio reagiu com altas à vitória do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, refletindo uma nova queda do iene frente ao euro e ao dólar.

Da agência EFE

Tóquio, 17 dez.- A Bolsa de Valores de Tóquio reagiu nesta segunda-feira com altas à vitória do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe nas eleições gerais deste domingo no Japão, que se refletiu em uma nova queda do iene frente ao euro e ao dólar.

O Nikkei chegou a tocar os 9.900 pontos após a abertura pela primeira vez desde o dia 4 de abril, embora depois tenha perdido um pouco de terreno e se mantinha em torno dos 9.880 pontos a meia manhã em Tóquio, com uma alta próxima a 1,5%.

Os lucros foram impulsionados pela desvalorização do iene, o que deu um forte empuxo aos valores exportadores perante a previsão de melhora de seus lucros no exterior.

Espera-se que o Partido Liberal-Democrata (PLD) de Abe, que obteve uma vitória arrasadora nas legislativas de ontem, aumente a pressão para que o Banco do Japão (BOJ) adote uma política mais agressiva de flexibilização monetária. EFE

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Obama felicita Shinzo Abe por vitória nas eleições do Japão

Next Article

Unhas artísticas “Nail Art” fazendo parte da cultura japonesa

Related Posts