Notícias

PIB do Japão cresce pelo quinto trimestre seguido

Foto: Stockvault

É a melhor sequência de crescimento da economia japonesa em uma década.

A economia do Japão expandiu pelo quinto trimestre consecutivo, liderada por exportações sólidas e consumo privado mais robusto, mostraram dados preliminares do governo do país nesta sexta-feira (18), salientando que se trata da maior sequência de crescimento em uma década.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 2,2% no trimestre de janeiro a março. Em relação ao trimestre anterior, o aumento situou-se em 0,5%, de acordo a leitura preliminar divulgada pelo Escritório do Gabinete Japonês.

O resultado foi amplamente melhor que o estimado por economistas, que esperavam crescimento anualizado de 1,7% no primeiro trimestre de 2017 e alta de 0,4% na comparação com o último trimestre de 2016 (outubro a dezembro), quando o PIB japonês avançou 1,2% na taxa anual.

O aumento das exportações, um dos componentes de peso do PIB japonês, foi o que mais impulsionou a economia do país durante o primeiro trimestre do ano, registrando um salto de 8,9% a taxa anual e de 2,1% em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2016.

O relatório mostra que os embarques alavancaram por conta de uma grande demanda por componentes de smartphones para a China.

Os gastos do consumidor foram mais robustos do que no trimestre anterior graças a melhores salários e condições de trabalho. Neste caso, o consumo privado no primeiro trimestre cresceu 0,4% ante o trimestre de outubro a dezembro.

Além disso, no mesmo período, os investimentos corporativos subiram 0,2% a uma taxa anualizada, com as empresas mostrando mais confiança na economia.

Fontes: Agência Kyodo | Jornal Financeiro Nikkei.

Comentários