Notícias

EUA reafirmam compromisso de defender o Japão em caso de ataque

Foto: Shutterstock

A reafirmação da aliança entre os dois países ocorre em meio a ameças militares da Coreia do Norte.

O Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos reiterou nesta sexta-feira (18) a aliança com o Japão e a determinação de seu país em defender o arquipélago japonês em caso de ataque, a reafirmação do compromisso ocorre em meio a crescente tensão na península coreana ante a ameças militares da Coreia do Norte.

O general Joe Dunford, comandante do Estado-Maior dos EUA, se reuniu com o colega japonês Katsutoshi Kawano, antes de um encontro com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

A visita acontece após as provocações militares da Coreia do Norte, que ameaçou disparar mísseis contra a base militar americana de Guam, no Pacífico, sobrevoando na passagem o arquipélago nipônico.

“Eu acredito que deixamos muito claro para a Coreia do Norte e os demais países da região que um ataque contra um de nós é um ataque contra os dois”, afirmou Joe Dunford.

“E isto é muito, muito importante na dissuasão”, completou.

A principal autoridade militar dos Estados Unidos recordou o “compromisso inquebrantável” de seu país com a segurança de seu aliado japonês, o que já havia sido reafirmado na quinta-feira pelo novo embaixador americano em Tóquio, Bill Hagerty.

Provocações militares da Coreia do Norte, que ameaçou disparar mísseis contra a base militar americana
Tags:

Fonte: Agência AFP.

Comentários