Dólar despenca quase 4% após alta absurda na véspera

O câmbio hoje sofreu forte correção após o “pânico” no dia anterior, quando o dólar disparou mais de 8%.
Dolar Foto Stockvault 900x600 11 02 2016
Foto: Stockvault

O dólar comercial despencou frente ao real nesta sexta-feira (19) e fechou na maior queda diária em sete anos. A forte queda foi um movimento de correção após a moeda americana saltar 8,15% na véspera, maior alta percentual desde janeiro de 1999, quando o câmbio deixou de ser controlado pelo governo.

O término das negociações, o dólar estava cotado a R$ 3,2571 na venda, com recuo de  3,89%, maior queda percentual diária desde 10 de maio de 2010, quando o dólar perdeu 4,00%, segundo a agência “Valor Online”.

Já a agência de notícias “Reuters” afirma que o declínio do dólar frente ao real nesta sessão é o maior desde 24 de novembro de 2008, quando a moeda dos EUA caiu 5,88%.

Apesar da forte queda nesta sessão, o dólar encerra a semana com alta acumulada de 4,26%,a maior alta semanal do ano.

Segundo o portal “G1”, analistas disseram que o mercado viveu nesta sexta um movimento de correção após o “pânico” no dia anterior, quando o dólar subiu 8,15%, a R$ 3,389 na venda.

“O movimento da véspera foi muito irracional. Vamos ter um alteração dos cenários, mas a mudança nos fundamentos não vai ser tão rápida nem tão intensa”, avaliou o analista da corretora XP Marco Saravalle, de acordo com a “Reuters”.

O mercado ainda repercutia as denúncias contra o presidente Michel Temer feitas por Joesley Batista, um dos sócios da JBS. Na noite da última quinta-feira, o conteúdo das gravações feitas pelo empresário em conversas com o presidente foi divulgado, mas, segundo o portal “UOL Economia”, não é conclusivo se, de fato, Temer autorizou a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

No entanto, o empresário confessou ao presidente ter pago propina a um procurador. Na tarde de quinta, antes da divulgação dos áudios, o presidente fez um pronunciamento em que negou as acusações e disse que não vai renunciar ao cardo de Presidente da República.

Intervenção no câmbio
Diante do cenário político extremamente sensível, o Banco Central reforçou sua atuação no câmbio. De acordo com a “Reuters”, a autoridade monetária fez novo leilão de swap cambial tradicional (equivalentes à venda futura de dólares) para rolagem do vencimento de junho, no qual vendeu todos os 8.000 contratos ofertados.

O BC também vendeu o total de 40 mil novos contratos, equivalentes a 2 bilhões de dólares, em leilão extra que se repetirá ainda pelos próximos dois pregões.

Além do BC, o Tesouro Nacional também anunciou intervenção em razão da volatilidade no mercado e fez leilões de títulos nesta sessão, e repetirá até o dia 23, de compra e venda de títulos, explicou a “Reuters”.

Total
0
Shares
Previous Article
Honda Fit 2018 Japao Divulgacao

Honda Fit 2018 tem alterações sutis no visual

Next Article
Automoveis Foto Creative Commons

Montadoras do Japão preveem redução nos lucros em 2017

Related Posts