Temer se encontra com imperador e premiê do Japão

Temer e Abe assinaram um acordo de cooperação para projetos na área de infraestrutura.
Temer e Abe se reunem em Toquio Foto Reuters
©Reuters

O presidente do Brasil, Michel Temer, se reuniu em Tóquio, nesta quarta-feira (19), com o imperador do Japão, Akihito, e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Os encontros com as duas principais autoridades japonesas ocorrem como parte de sua visita ao país, a primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país em 11 anos.

A agenda do presidente brasileiro nesta quarta-feira começou logo pela manhã (horário local), quando ele foi recebido pelo imperador. O encontro aconteceu no Palácio Imperial e durou quase meia hora.

Foto: Kyodo/Getty
Foto: Kyodo/Getty

Depois, na parte da tarde, Temer se reuniu com Shinzo Abe. Em declaração à imprensa após o encontro, ele disse que conversou com o premiê japonês sobre o ambiente para investimentos no Brasil, afirmando que o Brasil está consolidando um ambiente seguro e favorável.

“Registrei que estamos consolidando no Brasil um ambiente de segurança jurídica e de previsibilidade reguladora – sempre muito conscientes de que a recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros, por mais comércio exterior, especialmente, pelo investimento japonês”, disse Temer.

O presidente disse ainda que tratou de uma agenda “vasta” com Shinzo Abe. Entre os temas discutidos, segundo Temer, estavam “democracia, direitos humanos, G20, reforma do Conselho de Segurança.”

“A agenda foi vasta. E nós estamos fortalecendo nossa parceria estratégica e global, à luz das prioridades de brasileiros e japoneses. Aliás, em democracia deve ser assim: a política externa deve estar a serviço dos valores e dos interesses da sociedade”, completou o presidente.

No encontro, Brasil e Japão assinaram um acordo de cooperação para projetos na área de infraestrutura. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia, mas ainda não especifica projetos específicos.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, que também deu declaração à imprensa após o encontro, disse que o Japão tem interesse em projetos de infraestrutura no Brasil.

“Para as empresas japonesas, o Brasil representa oportunidade, principalmente na área de infraestrutura. Principalmente na área de infraestrutura avistamos oportunidades de investimento. Nesse ponto de vista, fico feliz que nesta ocasião firmamos acordo para instalação de uma agenda na área de infraestrutura”, disse o primeiro-ministro.

A agenda de Temer também teve um almoço com empresários japoneses e brasileiros na Sede do Keidanren, em Tóquio.

Segundo o Palácio do Planalto, Temer “apresentou as medidas que o atual governo vem colocando em prática para garantir a estabilidade macroeconômica e a segurança jurídica necessárias para atrair investimentos ao país”.

Em discurso aos empresários, Temer referiu-se ao país como “um novo Brasil”. “Estamos aqui para revelar a presença de um novo Brasil. Até utilizamos a expressão ‘recomeço’ para dizer que é o que exige a situação. O Brasil é um país grande, um grande mercado consumidor, mas também um grande centro de produção e de oportunidades”, afirmou o presidente, de acordo com o site do Palácio do Planalto.

O presidente discursou ainda sobre a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos, falou sobre o compromisso do governo com a estabilidade dos preços e combate à inflação e apresentou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que prevês ao menos 34 concessões em portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, e no setor de óleo e gás.

Depois do discurso, Temer fez referências aos “laços afetivos” que ligam brasileiros e japoneses. “Muito do nosso passado foi escrito pela maior comunidade japonesa no exterior. Começamos agora a escrever o nosso futuro. E o Brasil quer que também o futuro seja uma obra conjunta dos brasileiros com os japoneses”.

Agenda
O presidente Temer chegou a Tóquio na terça-feira (18), acompanhado de uma comitiva formada pela primeira-dama Marcela Temer, e ministros, entre eles José Serra (Relações Exteriores) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), além do secretário do PPI, Moreira Franco.

Ainda nesta quarta, Temer deverá se reunir com Taro Aso, ministro das Finanças, entre outros encontros. No início da noite, será oferecido por Shinzo Abe um jantar a Temer.

Na quinta (20) pela manhã, a delegação brasileira embarca de volta ao Brasil. A previsão é que o grupo chegue a Brasília na sexta (21).

Fontes: Portal G1 | Agência AFP.

Total
0
Shares
Previous Article
Toquio vista da Ilha de Odaiba Foto Divulgacao Cartao postal 900x600 14 03 2016

Tóquio sobe no ranking das cidades com maior poder de atração global

Next Article
Terremoto no leste do Japao em 20 10 2016 Foto JMA

Terremoto de magnitude 5,3 abala o leste do Japão

Related Posts