Construtora admite fraude em licitações do trem Maglev no Japão

A companhia Obayashi confessou a fraude porque está assegurada por uma lei semelhante à delação premiada.
Trem Maglev Foto Kyodo 122017
Trem Maglev | Foto: Kyodo

Beneficiada por uma lei japonesa semelhante à delação premiada no Brasil, uma grande companhia de construção do Japão admitiu o seu envolvimento em um escândalo referente aos projetos de implantação do Maglev, um super trem de levitação magnética que é capaz de superar os 500 quilômetros por hora, informou nesta terça-feira (19) a emissora pública ‘NHK’.

Fontes afirmaram a emissora estatal japonesa que a Obayashi Corporation admitiu à Comissão de Comércio Justo sua participação na manipulação de licitações. A construtora foi beneficiada por um sistema que reduz ou isenta as empresas de punição, caso elas apresentem declarações voluntárias de suas práticas de má fé, um procedimento judicial semelhante à delação premiada no Brasil.

Autoridades do Escritório da Promotoria Pública de Tóquio, e da comissão, realizaram buscas na matriz da Obayashi e de outra construtora, a Taisei Corporation, na terça-feira. Elas também fizeram buscas nas matrizes da Kajima e da Shimizu Corporation, na segunda-feira.

As quatro grandes empresas são acusadas de determinar quem ganharia os projetos para o trem de alta velocidade Maglev, da Companhia Ferroviária JR Central, antes das licitações – o esquema vai contra a lei antimonopólio do Japão. Até o momento, o consórcio das quatro empresas obteve quase 70% das licitações do projeto.

A comissão reduz punições entre 30% e até 100% para as cinco primeiras empresas que a comissão reconhecer que declararam violações de maneira voluntária.

A primeira empresa a fazer uma declaração perante a comissão antes de uma investigação ser lançada, pode se isentar de ser acusada criminalmente, com forme noticiou a ‘NHK’.

Trem Maglev
Os trens ‘Maglev’ funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos.

Com o campo magnético gerado, o trem é elevado em até 10 centímetros sobre os trilhos, eliminando o contato com o mesmo e tendo apenas o ar como elemento de atrito, o que permite que o trem ganhe mais velocidade, podendo superar os 500 quilômetros por hora.

A Central Japan Railway pretende inaugurar sua primeira linha comercial entre as cidades de Tóquio e Nagoya em 2027. No trecho, que se estenderá por 286 quilômetros, o Maglev levará apenas 40 minutos para percorrê-lo, no lugar das quase duas horas que o serviço de alta velocidade ‘Shinkansen’ (trem bala) leva para percorrer o mesmo trajeto, detalhou a agência ‘Kyodo’.

O projeto gigante, estimado em nove trilhões de ienes, equivalente a US$ 80 bilhões, viu várias empresas concorrentes de contratos que vão desde trabalhos de tunelamento até estações de construção.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK World News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Explosao da bomba atomica jogada em Nagasaki Foto Creative Commons 900x600 02 min

Corte do Japão não reconhece 388 pessoas como sobreviventes da bomba atômica

Next Article
Forca Foto Crestive Commons 900x550 min

Japão executa dois condenados à morte por matar 7 pessoas

Related Posts