Japão executa dois condenados à morte por matar 7 pessoas

O governo de Shinzo Abe soma agora 21 execuções desde seu regresso ao poder no final de 2012.
Forca Foto Crestive Commons 900x550 min
Foto: Ilustrativa / Creative Commons

O Ministério da Justiça do Japão informou que dois homens condenados à morte por vários assassinatos na década de 1990 foram executados nesta terça-feira (19), contrariando os apelos das organizações internacionais de defesa dos direitos humanos que lutam pelo fim da pena capital no mundo.

Conforme manda o sistema de pena de morte no Japão, os dois condenados foram executados na forca sem aviso prévio, sob aprovação da ministra da Justiça japonesa, Yoko Kamikawa, o que eleva para 21 o número de execuções após o regresso ao poder, no final de 2012, do primeiro-ministro conservador Shinzo Abe.

As últimas execuções no país por pena capital ocorreram em 13 de julho deste ano, quando dois homens foram enforcados também por assassinatos múltiplos.

O primeiro executado nesta terça, Teruhiko Seki, de 44 anos, foi condenado por matar em 1992 quatro membros de uma família quando ainda era menor de idade na cidade de Ichikawa, a leste de Tóquio.

Além dos quatros homicídio, Seki cometeu várias violações, roubos e protagonizou altercações que resultaram em vários feridos, segundo o Ministério da Justiça.

O outro executado foi Kiyoshi Matsui, de 69 anos. Ele foi condenado à pena capital por matar, com um martelo, a noiva e os pais dela em fevereiro de 1994 na província de Gunma, no centro do país.

Ambos foram executados em Tóquio, informou a ministra Kamikawa, que classificou os crimes de “bárbaros” e “extremamente cruéis”.

Após as execuções de hoje, o número de condenados à morte esperando por execução no país totaliza agora 123 presos, sendo que 94 pediram a revisão das suas sentenças.

Saiba mais
» Japão condena ex-fuzileiro dos EUA à prisão perpétua por estupro e assassinato
» ‘Viúva negra’ do Japão é condenada à morte
» Japão executa condenado à pena morte por assassinato de 2 mulheres
» Mais de 80% do japoneses apoiam a pena de morte, diz pesquisa do governo

No Japão, os réus são notificados que serão enforcados apenas algumas horas antes da execução, o que é duramente criticado pelas organizações de defesa dos direitos humanos, que apontam o ato como desumano em vista da carga psicológica que os condenados são obrigados a suportar, já que passam anos ou décadas reclusos e isolados, sem saber quando as penas serão aplicadas.

Em resposta aos protestos, a ministra da Justiça disse hoje que a pena de morte “é uma questão em que cada país adota sua própria política”. Ela defendeu a situação atual, na qual “a maioria dos japoneses é favorável a sua manutenção”.

A observação da ministra pode ser conferida em pesquisas realizadas no pais sobre o tema, nas quais mostram que a pena de morte tem a aprovação da maioria da população japonesa.

O Japão e os Estados Unidos são as únicas democracias industrializadas do planeta a aplicar a pena de morte.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Kyodo News | The Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Trem Maglev Foto Kyodo 122017

Construtora admite fraude em licitações do trem Maglev no Japão

Next Article
Antimissil japones Type88 SSM Foto Wikimedia Commons 900x600 29 01 2016

Japão aprova instalação de sistema antimíssil dos EUA

Related Posts