Notícias

Preço da gasolina no Japão tem 12º queda semanal consecutiva

O preço médio recuou a 117 ienes pela 1º vez desde 2009 e já tem postos no Japão vendendo o litro abaixo de 100 ienes.

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês caiu no início desta semana para 117,20 ienes (4,1 reais) o litro, o que representa um recuo de 1,70 iene em relação à semana anterior, marcando a décima segunda queda semanal consecutiva, informou nesta quarta-feira (20) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Trata-se do menor nível em seis anos e oito meses. A última vez que o preço médio do litro ficou abaixo declinou a 118 ienes foi em maio de 2009.

O relatório semanal da ANRE mostra ainda que o preço médio da gasolina especial e do óleo diesel também recuou. Segundo o órgão, a gasolina especial caiu esta semana para 128 ienes o litro, queda de 1,80 iene em relação à semana anterior, enquanto o óleo diesel recuou 1,50 iene ante a semana passada, para 101,70 ienes o litro, em média.

Segundo o ‘Mainichi Daily News’, nesta quarta-feira, alguns postos nas províncias de Aichi, Mie e Kanagawa já estavam vendendo o litro da gasolina comum abaixo dos 100 ienes (3,5 reais). O jornal japonês destacou ainda que o preço médio deve cair ainda mais por causa da baixa cotação nos preços do petróleo, que têm desabado nos mercados globais.

Contudo, o preço atual da gasolina comum no Japão se distância ainda mais da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril de 2014, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Fontes: Agência Kyodo | Mainichi Daily News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários