Companhias no Japão vão triplicar produção de energia eólica até 2020

A produção vai aumentar dos atuais 3 milhões de kw para até 10 milhões, o que equivale a uma dezena de centrais nucleares.
Energia eolica Foto Discovery 900x600 20 02 2016
Foto: Discovery

As principais empresas do setor energético do Japão pretendem investir em novas instalações para triplicar a capacidade de produção de energia eólica no país até 2020, segundo informou ontem o jornal financeiro Nikkei.

A J-Power e a Eurus Energy Holdings têm planos de investir 60 bilhões de ienes (532 milhões de dólares) em novas instalações nos próximos cinco anos.

A Eurus, uma joint-venture entre a corretora Toyota Tsusho e a Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da Central Nuclear de Fukushima, planeja instalar 200 mil kilowatts (kw) durante esse período, o que elevaria sua capacidade para até 850 mil kw..

O primeiro projeto é uma fábrica de cerca de 40 mil kw na prefeitura de Akita, no nordeste do Japão, cuja construção deve começar ainda este ano.

A J-Power também quer um aumento em torno de 200 mil kw, até 600 mil, a partir de novos centros de geração de energia em Hokkaido (Norte) e Ehime (Sul).

O jornal Nikkei estima que esses projetos e outros de menor escala vão contribuir para aumentar a capacidade de produção de energia eólica do Japão dos atuais 3 milhões de kw para até 10 milhões, o que equivaleria a uma dezena de centrais nucleares.

O governo japonês propôs aumentar a proporção da eletricidade gerada por meio de energias renováveis dos atuais 3% para 15% até 2030.

Apesar das vantagens da eólica (energia gerada pelos ventos) em relação a outras fontes renováveis, esse tipo de energia pouco avançou nos últimos anos devido aos procedimentos administrativos e estudos de impacto ambiental exigidos para novas instalações.

Desse modo, a energia eólica atende apenas a 0,5% das necessidades de eletricidade do Japão, valor muito abaixo de países como a Alemanha (9,6%), os Estados Unidos (4,4%) ou a China (2,8%).

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Festival do Japao em minas Fotos Divulgacao Montagem MN

Belo Horizonte recebe 5º Festival do Japão na próxima semana

Next Article
Gato Koyuki Foto Reproducao Twitter moflicious 001

Conheça Koyuki, o gato mais 'mal-humorado' do Japão

Related Posts