Exportações do Japão mantêm ritmo forte e cresce acima do esperado

Trata-se do 14º mês consecutivo de expansão, mantendo assim um ritmo constante de crescimento.
Porto de Toquio com Monte Fuji de fundo Foto Crestive Commons 900x600 min
©Media Commons

Japão viu suas exportações cresceram mais que o previsto em janeiro na base anual, marcando o décimo quarto mês consecutivo de avanço, mantendo assim um ritmo forte de crescimento, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério de Finanças do país, sinalizando que a expansão no primeiro mês de 2017 foi ajudada pela demanda contínua da Ásia por equipamentos para fazer semicondutores.

Segundo o relatório do ministério, as exportações japonesas aumentaram 12,2% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, um resultado bem melhor que o aumento de 11,0% esperado pelos economistas entrevistados pelo “The Wall Street Journal”.

Enquanto isso, as importações cresceram 7,9% em janeiro em relação a um ano antes. Como resultado, a balança comercial do Japão para janeiro registrou um déficit de 943 bilhões de ienes, pouco menor do que um déficit de 1 trilhão de ienes previsto pelos economistas.

Espera-se que as exportações continuem crescendo devido à força da economia global, enquanto as importações também provavelmente manterão a solidez devido aos maiores preços de energia e à recuperação da demanda doméstica, dizem os analistas.

O consumo privado ofereceu mais apoio à economia japonesa no trimestre de outubro a dezembro, que ampliou sua tendência de crescimento para oito trimestres, o período mais longo em 28 anos.

O superávit comercial com os EUA em janeiro diminuiu 12,3% em relação ao do mesmo mês do ano anterior, para 349 bilhões de ienes.

Já as exportações para a China tiveram o maior crescimento dentre os grandes parceiros comerciais do Japão, de 30% em janeiro ante um ano antes.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Jornal Valor Econômico.

Total
0
Shares
Previous Article
Netflix no Japao Foto Webcertain 900x550 min

Catálogo da Netflix no Japão é o maior do mundo

Next Article
Drogaria em Kyoto Foto Reproducao Video Blocks 900x550 02 min

Inflação no Japão sobe pelo 13º mês consecutivo

Related Posts