Notícias

Japão apresenta protótipo de trem-bala ‘Supremo’

Shinkansen "Supremo" | Foto: Reprodução / YouTube / Asahi

Batizado de “Supremo”, o novo trem-bala é mais silencioso e oferece muito mais conforto aos passageiros.

Atualizado em 21/03/2018


Como se não bastasse contar com os já famosos trens de altíssima velocidade, ou seja, o trem-bala (chamado no Japão de shinkansen), as ferrovias expressas do país terão, em breve, um trem-bala ainda mais veloz e confortável.

Batizado de “Supremo”, o protótipo de trem-bala modelo N700S foi apresentado este mês pela Central Japan Railway Co. (JR Tokai) em Hamamatsu, na província de Shizuoka. O novo expresso é uma atualização do modelo N700, que consegue atingir até 300 quilômetros por hora, o mais rápido entre todos os modelos de trem-bala no Japão.

Segundo o ‘Asahi Shimbun’, o logotipo “S” estampado em dourado no novo shinkansen deriva do insuperável super-herói Superman — “supremo”.

Contudo, o diferencial do trem “Supremo” está em seu interior. A JR Tokai atualizou os assentos, incluindo um novo tecido, entrada para carregadores de dispositivos móveis, acentos com maior ângulo de inclinação e mais 15% de espaço livre para as pernas dos passageiros, explica o site ‘Olhar Digital’.

Além disso, o bagageiro também foi atualizado, com mais espaço para bagagens leves e iluminação automática. No total, o N700 Supremo consegue transportar até 1.323 pessoas acomodadas em 16 carros, dos quais 14 são reservados para passageiros.

Por fora, o nariz do trem também foi redesenhado para reduzir os efeitos do “tunnel boom”, o alto estrondo causado por trens em alta velocidade na saída de túneis, que se assemelha ao “sonic boom”. Ou seja, o novo trem-bala é também mais silencioso.

Por enquanto, o “Supremo” ainda está em fase de testes. Quando estiver pronto, ele será usado no transporte de passageiros entre Tóquio e Osaka. A inauguração será em 2020, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fontes: Olhar Digital | Asahi Shimbun.

Comentários