Notícias

Príncipe do Japão discursa no Fórum Mundial da Água

Príncipe Naruhito no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução / Planalto Imagens

Naruhito defendeu a união de vários setores para a resolução de problemas relacionados à água.

Em sua visita ao Brasil, o príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, participou ontem (19) do 8º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Brasília. Em seu discurso, ele defendeu a união de vários setores para a resolução de problemas relacionados à água, destacou a Agência Brasil.

“Por isso, chamo as pessoas do setor da água a se aproximarem de forma proativa e conduzirem diálogos com as partes interessadas de desafios maiores como gênero, educação, refugiados e migração e pobreza”, disse o herdeiro.

Ele citou experiências de comunidades antigas de seu país na divisão e solução de conflitos da água e defendeu que a água é o fundamento da prosperidade nacional e regional.

“A água é um pré-requisito para que as comunidades de pessoas vivam e pacificamente”, afirmou ele, acrescentando que mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas socialmente vulneráveis sofrem mais por desastres relacionados à água, às secas, bem como instabilidade regional.

“A comunidade internacional precisa dar prioridade à provisão sustentável de água e saneamento, mesmo em situações de emergência”, defendeu, segundo a Agência Brasil.

Naruhito no Planalto
Na tarde de ontem (19), o príncipe japonês foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente Michel Temer. Segundo informou a assessoria da Presidência aos meios de comunicação, Temer conduziu Naruhito ao salão nobre do Planalto. Posaram para fotos e seguiram para reunião bilateral a portas fechadas.

Michel Temer recebe príncipe Naruhito no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução / Planalto Imagens

Ainda de acordo com a assessoria presidencial, no encontro com o príncipe, Temer relembrou viagem feita ao Japão em 2016, quando foi recebido pelo imperador Akihito e o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Por sua vez, Nahurito agradeceu o convite feito pelo governo brasileiro para que participasse do fórum e relatou a visita à Embrapa Cerrados no domingo (18). De acordo com a Presidência, o príncipe herdeiro afirmou a Temer que a cooperação entre os dois países avançou na agronomia,

Presidente ri ao ouvir “fora, Temer”
Enquanto recebia o príncipe herdeiro na rampa do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer riu ao ouvir gritos de “Fora, Temer” por manifestantes na Praça dos Três Poderes.

Os manifestantes começaram a gritar antes de Naruhito chegar ao local e subir a rampa. Temer esperava o príncipe herdeiro ao lado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e assessores de Naruhito.

Embora estivessem na Praça em frente ao Planalto, era possível ouvir claramente os manifestantes, que não cessaram nem mesmo com a chegada de Naruhito.

“Quando percebeu o conteúdo dos gritos, o presidente Temer riu”, conforme detalhou o portal Deutsche Welle.

Do Mundo-Nipo
Com informações de agências internacionais

Comentários