Bolsa de Tóquio inicia semana em queda

O Nikkei teve leve baixa de 0,09%, após recuar 1,17% na sessão anterior.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (20), seguindo o movimento de perdas nas bolsas dos Estados Unidos e da Europa, que tiveram queda acentuada na sexta-feira (17), diante de renovadas preocupações sobre a crise na Grécia.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 18,39 pontos, leve baixa de 0,09% ante o fechamento anterior, encerrando aos 19.634,49 pontos, após recuar 1,17% na sexta-feira.

Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, teve recuo de 6,01 pontos, desvalorização de 0,38% ante o fechamento anterior, encerrando o dia aos 1.582,68 pontos.

Logo na abertura das negociações, o Nikkei já operava em baixa, puxado pelas fortes perdas nos mercados acionários de Nova York e da Europa na última sessão da semana passada, quando o Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou o pedido da Grécia para postergar o reembolso dos empréstimos.

O movimento de baixa deste começo de semana na capital japonesa ocorreu apesar de novos esforços da China para impulsionar o crescimento. O Banco do Povo da China (PBoC) anunciou no domingo um corte de um ponto porcentual no depósito compulsório das instituições financeiras comerciais. Agora, os bancos devem manter 18,5% de seus depósitos na reserva do banco central, ante 19,5% anteriormente.

Alguns analistas disseram que a medida do PBoC pode ter sido interpretada de maneira negativa pelos investidores, uma vez que ilustra preocupações elevadas no governo sobre o enfraquecimento econômico.

A bolsa japonesa também foi influenciada pelo enfraquecimento do dólar em relação ao iene, o que prejudica as exportadoras do Japão, uma vez que suas receitas são registradas em dólar.

Com isso, as montadoras lideraram as perdas entre as empresas sensíveis ao câmbio. A Toyota caiu 0,4% e a Honda declinou 1,2%.

Por outro lado, companhias aéreas e farmacêuticas postaram ganhos em Tóquio, lideradas pela Japan Airlines, que subiu 1,6%, e pela Takeda Pharmaceutical, que saltou 2,1% depois de anunciar na sexta-feira um acordo de 10 anos com a Universidade de Kyoto para pesquisar em conjunto tecnologias envolvendo células-tronco.

(Com informações das Agências ‘Estado’ e ‘Kyodo’)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lésbicas realizam matrimônio simbólico em prol de uniões homoafetivas no Japão

Next Article

Kuroda diz que economia japonesa está em ritmo de atingir meta de inflação

Related Posts