Notícias

Japão eleva alerta em vulcão que entrou em erupção pela 1ª vez em 250 anos

Vulcão Io Yama | Foto: Reprodução / YouTube / Kyodo

Vulcão Io Yama expeliu extensas nuvens de fumaça em sua primeira erupção desde 1768.

Atualizado em 22/04/2018


A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) elevou o nível de alerta para o vulcão Io Yama, situado na ilha japonesa Kyushu, no sul do Japão, que entrou em erupção na quinta-feira (19) depois de estar inativo há 250 anos.

Imagens de televisão mostraram fumaça cinza emanando de vários pontos da encosta do vulcão na cadeia de Kirishima, que abrange as províncias de Miyazaki e Kagoshima.

Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, as erupções na montanha de 1.298 metros de altura abrandaram na manhã desta sexta-feira (20). Contudo, o nível de alerta para o Io Yama foi elevado de 2 para 3 na escala japonesa que vai até 5 graus.

O nível 3 significa que as pessoas devem manter distância da montanha, mas não implica na evacuação imediata das povoações mais próximas.

Contudo, a JMA avisou que rochas vulcânicas podem ser expelidas a até dois quilômetros de distância do vulcão que é situado a cerca de 985 quilômetros de Tóquio

“Trata-se da primeira erupção vulcânica no Io Yama desde 1768”, afirma a ‘Kyodo News’.

O Japão situa-se no chamado Círculo de Fogo do Pacífico e tem 110 vulcões ativos, dos quais monitora 47 deles em tempo integral.

Maior saldo de mortes
Em setembro de 2014, 63 pessoas morreram no Monte Ontake, o maior saldo de mortes provocado por um vulcão japonês em mais de 70 anos.

Veja, abaixo, imagens do vulcão Io Yama logo após a erupção na quinta-feira (crédito da agência Kyodo):

Do Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News.

Comentários