Japão inicia testes com caixa eletrônico ‘portátil’

O maior banco do Japão está fazendo uma versão própria do termo “mobile banking”.
Sede do MUFG no Japao Foto Stockvault min
Sede do MUFG em Tóquio | Foto: Stockvault

Atualizado em 22/04/2018


Com uma proposta de caixas eletrônicos portáteis, o Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), maior banco do Japão, fechou acordo com um banco regional para testar caixas automáticos montados em veículos, informou o Japan Digital Design, um projeto apoiado pelo banco com sede em Tóquio, em comunicado divulgado na última terça-feira.

As máquinas serão leves e pequenas o suficiente para serem colocadas em um veículo que o MUFG e o Kagoshima Bank planejam empregar em shows e outros eventos, e também para áreas rurais sem acesso a bancos. No futuro, as instituições trabalharão em um aplicativo para smartphone para que os clientes reservem caixas eletrônicos para lugares particulares.

Os caixas eletrônicos são muito usados no Japão, em parte devido à persistente afinidade do país pelo dinheiro físico. O dinheiro em circulação equivale a cerca de 20% do produto interno bruto (PIB) do Japão, de longe a maior proporção do mundo, segundo relatório de março do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

O MUFG lançou o Japan Digital Design em outubro, juntamente com um grupo de bancos regionais, com o objetivo de “estimular mudanças por meio da inovação financeira”. Os caixas eletrônicos móveis são o terceiro projeto do empreendimento.

Fonte: Valor Online / Via Bloomberg.

Total
0
Shares
Previous Article
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images

Superávit do Japão com EUA cresce 6% no ano fiscal de 2017

Next Article
Vulcao Io Yama entra em erupcao Foto Reproducao YouTube Kyodo 900x550 min

Japão eleva alerta em vulcão que entrou em erupção pela 1ª vez em 250 anos

Related Posts