Exportações do Japão crescem no maior ritmo em mais de 2 anos

A exportação forte tem mantido o crescimento da economia japonesa.
Porto de Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 12 2015 otimizada
Porto de Tóquio | Foto: Wikimedia Commons

Japão viu suas exportações crescerem no maior ritmo em dois anos e quatro meses, saltando 14,9% em maio em termos anualizados, ajudadas por uma recuperação na demanda em mercados emergentes e um iene fraco comparado com as cotações do ano passado.

O aumento das exportações foi o maior desde janeiro de 2015 e o sexto mês consecutivo de alta, segundo dados do Ministério de Finanças divulgados na segunda-feira (19), que indicou que o bom resultado foi puxado, sobretudo, pelas exportações de automóveis e aço.

Nos primeiros três meses de 2017, a economia cresceu 1,0% em base anualizada, marcando a mais longa sequência de trimestres em alta em 11 anos. A exportação forte tem mantido o crescimento moderado do Japão.

Enquanto isso, as importações japonesas avançaram 17,8% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, em consequência de acentuada elevação nos preços do gás natural liquefeito e do petróleo.

Com esses dados, a balança comercial de maio registrou um déficit de 203,4 bilhões de ienes, em comparação com um déficit de 47,3 bilhões de ienes um ano atrás. Mediante isso, a balança comercial japonesa ficou no vermelho pela primeira vez em quatro meses.

Os economistas entrevistados pelo jornal financeiro “Nikkei” esperavam um superávit de 73,0 bilhões de ienes. Em maio, o Japão muitas vezes registra déficit devido a um período de feriados que limita as exportações, disse um funcionário do Ministério de Finanças.

Fontes: Jornal Valor Econômico | Canal NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Flickr Konstantin

Tóquio lança guia de 'boas práticas' para residentes estrangeiros

Next Article
Hirokazu Matsuno Foto Reproducao NHK

Ministério japonês encontra 'plano' de abertura de escola controversa

Related Posts