Leste do Japão é atingido por mais um terremoto, o terceiro em 4 dias

A incidência de sismos com magnitude a partir de 5 na mesma região, e num curto espaço de tempo, tem preocupado autoridades locais.
Terremoto no leste do Japao em 20 07 2016 Foto Reproducao JMA 900x600 02

Um novo terremoto abalou a região de Kanto, leste do Japão, na manhã desta quarta-feira (20), no que represento o terceiro sismo com magnitude a partir de 5 graus que  atinge a região em quatro dias, segundo informou a  Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

De acordo com a JMA, o terremoto de magnitude de 5 ocorreu às 07h25 locais de quarta-feira (19h25 de terça no horário de Brasília), com epicentro registrado no centro de Ibaraki, a uma profundidade de 50 quilômetros.

A agência afirmou que não houve risco de tsunami, mas alertou para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O tremor foi sentido intensamente em Ibaraki, Tochigi e Saitama, atingindo intensidade de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. O terremoto também foi sentido na área metropolitana de Tóquio, incluindo as províncias de Kanagawa, Gumma e Chiba, atingindo nível 3 na escala japonesa, de acordo com o último informe da JMA.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

No domingo (17) e na terça (19), a mesma região foi atingida por outros dois sismos de magnitude 5 e 5.2, respectivamente.

Autoridades estão preocupadas com essa incidência de sismos de magnitudes a partir de 5 graus, em vista de está ocorrendo em um curto espaço de tempo e na mesma região, o que indica que placas tectônicas ainda não se acomodaram e pode haver novos abalos com intensidade maior, segundo a agência Kyodo, que afirmou não haver vítimas ou danos causados pelo terremoto desta quarta-feira.

O Japão está situado sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência. Mediante a isso as infraestruturas no país são especialmente projetadas para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

 

Total
0
Shares
Previous Article
Catedral de Saint Mary em Toquio Foto Piti Koshimura Peach no Japao

Pontos turísticos em Tóquio para os amantes da arquitetura

Next Article
Variedades de kokeshi Foto Creative Commons

Kokeshi, a boneca mais popular do Japão

Related Posts