Terremoto de magnitude 5,6 atinge o nordeste do Japão

O forte tremor foi sentido em mais de 300 diferentes localidades nas regiões de Kanto e Tohoku.
Terremoto na costa de Fukushima em 20 07 2017 Foto JMA
O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um potente terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão nesta quinta-feira (20), sendo sentido em mais de 300 diferentes localidades nas regiões de Kanto e Tohoku (leste e nordeste), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 09h11 locais de quinta-feira (21h11 de quarta-feira no horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província Fukushima, a uma profundidade de 40 quilômetros.

O tremor foi sentindo mais intensamente em cidades nas províncias de Fukushima e de Miyagi, ambas em Tohoku, com intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

Contudo, o tremor também foi sentido em algumas províncias da região de Kanto, incluindo Tóquio, onde abalou alguns edifícios.

De acordo com a emissora estatal ‘NHK’, a Tokyo Eletric Power (Tepco), que opera as usinas nucleares em Fukushima, informou que o tremor não afetou suas instalações atômicas.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Princesa Mako e Kei Komuro Fotos Asahi

Japão adia oficialização de noivado da princesa Mako

Next Article
Desenvolvimento de cancer Foto Distribuicao Hiroki Ueda UTokio

Japoneses criam técnica em 3D que mostra o desenvolvimento do câncer

Related Posts