Notícias

Terremoto de magnitude 6,0 atinge a costa nordeste do Japão

Foto: Edição de arte Mundo-Nipo

O epicentro do tremor ocorreu no litoral de Miyako, na província de Iwate.

Um terremoto de magnitude 6,0 graus na escala Richter atingiu neste sábado (205) a costa província de Iwate, no nordeste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

Segundo a JMA, o sismo ocorreu às 18h01 locais de sábado (06h01 em Brasília), com epicentro registrado a 167 km da cidade de Miyako, a uma profundidade de 10 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

Apesar de forte, o terremoto atingiu 3 graus (fraco) na escala japonesa, que vai até 7, em Miyako e Morioka. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Na sexta-feira (19), foi registrado um tremor de magnitude 5,4 na costa de Ibaraki, cidade no noroeste do país, localizada ao sul da central nuclear de Fukushima, afetada por um forte terremoto em 2011. O tremor atingiu intensidade 4 na escala japonesa.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

 

Comentários