Notícias

Forte terremoto de 6,3 graus é registrado no fundo mar ao leste do Japão

O mapa mostra onde ocorreu o epicentro do terremoto (Foto: Reprodução/JMA

O forte tremor não foi sentido em solo japonês, mas há possibilidade de elevações do mar no litoral do país.

Um forte terremoto de magnitude 6,3 foi registrado, na madrugada desta quarta-feira (data local), no fundo do mar no lado leste do Japão, à cerca de 500 km de distância do litoral japonês, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA na sigla em inglês), acrescentando que, apesar da alta intensidade, o abalo não afetou o território japonês, mas alertou para a possibilidade de elevação do mar no litoral leste do país.

O tremor ocorreu às 01h22 de quarta-feira (13h22 desta terça em Brasília), com epicentro no Oceano Pacífico Norte, em uma zona denominada “Torishima Kinkai”, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com a JMA.

A agência informa que “não foram observados intensidade acima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7, em qualquer área do território japonês”.

“Embora possa haver ligeiras mudanças no nível do mar em algumas regiões costeiras, este terremoto não causou danos ao Japão”, afirma a JMA em seu boletim.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto atingiu magnitude 6,0 na escala Richter, com epicentro a cerca de 500 km a sudeste do Japão.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Comentários