Forte terremoto de 6,3 graus é registrado no fundo mar ao leste do Japão

O forte tremor não foi sentido em solo japonês, mas há possibilidade de elevações do mar no litoral do país.
Terremoto no mar ao leste do Japao em 20 09 2016 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra onde ocorreu o epicentro do terremoto (Foto: Reprodução/JMA

Um forte terremoto de magnitude 6,3 foi registrado, na madrugada desta quarta-feira (data local), no fundo do mar no lado leste do Japão, à cerca de 500 km de distância do litoral japonês, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA na sigla em inglês), acrescentando que, apesar da alta intensidade, o abalo não afetou o território japonês, mas alertou para a possibilidade de elevação do mar no litoral leste do país.

O tremor ocorreu às 01h22 de quarta-feira (13h22 desta terça em Brasília), com epicentro no Oceano Pacífico Norte, em uma zona denominada “Torishima Kinkai”, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com a JMA.

A agência informa que “não foram observados intensidade acima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7, em qualquer área do território japonês”.

“Embora possa haver ligeiras mudanças no nível do mar em algumas regiões costeiras, este terremoto não causou danos ao Japão”, afirma a JMA em seu boletim.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto atingiu magnitude 6,0 na escala Richter, com epicentro a cerca de 500 km a sudeste do Japão.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe discursa na cupula da ONU sobre refugiados Foto Kyodo

Japão promete US$ 2,8 bilhões em ajuda a refugiados

Next Article
Sala de aula em escola no Japao Foto Flickr Angie Harms

Japão é penúltimo na lista da OCDE sobre investimentos em educação

Related Posts