Terremoto de magnitude 5,3 abala o leste do Japão

O tremor teve epicentro no nordeste de Chiba e foi sentido em várias províncias da região.
Terremoto no leste do Japao em 20 10 2016 Foto JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 5,3 graus na escala Richter abalou a região de Kanto, leste do Japão, na manhã desta quinta-feira (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 11h50 de quinta-feira (00h50 no horário de Brasília), com epicentro registrado no nordeste da província de Chiba, a uma profundidade de 40 quilômetros.

O abalo foi sentindo em uma ampla área da região, principalmente em Chiba e Ibaraki, atingindo intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos à edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, algumas linhas Shinkasen (trem-bala) na região tiveram suas operações paralisadas por medida de segurança. Segundo a agência de notícias Kyodo, a paralisação não durou 20 minutos.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Temer e Abe se reunem em Toquio Foto Reuters

Temer se encontra com imperador e premiê do Japão

Next Article
Terremoto de 66 atinge Tottori em 21 10 16 Foto JMA

Terremoto de 6,6 graus sacode o oeste do Japão e deixa 8 feridos

Related Posts