Gripe aviária obriga Japão a sacrificar quase um milhão de aves em 1 mês

A epidemia que se propaga no Japão desde novembro é a primeira desde a registrada em dezembro de 2014.
Frangos Foto Creative Commons
Foto: Creative Commons

Um novo foco de gripe aviária no Japão obrigou o governo do país a ordenar nesta terça-feira (20) o abate de mais 120.000 aves, o que eleva a quase um milhão o total de animais sacrificados desde o final de novembro.

De acordo com o comunicado do Ministério da Agricultura do Japão, a epidemia se ampliou à região meridional de Miyazaki (sudoeste), depois de vários focos detectados primeiro em granjas de Niigata (noroeste) e depois em Hokkaido e Aomori (norte).

Somente no final de novembro, foram abatidos 310.000 frangos em Nigata e 16.500 patos em Aomori após confirmação de que as aves estavam contaminadas pela cepa H5.

O total de aves abatidas por decisão do governo se eleva agora a 972.700 em seis granjas espalhadas pelas quatro províncias citadas.

Também foram registradas 70 mortes de aves selvagens portadoras do mesmo vírus H5N6 em um total de 13 municípios, segundo o ministério.

A epidemia, que se propaga no Japão desde novembro é a primeira constatada desde a registrada em dezembro de 2014/janeiro de 2015.

Atualmente há outros casos no mundo, como na Coreia do Sul, onde na última sexta-feira foi decretado pela primeira vez o nível máximo de alerta.

(Da Agência AFP)

Total
0
Shares
Previous Article
Producao de aco Foto Stockvault 900x600 05042016

Tokyo Steel eleva preços de aço pelo segundo mês seguido

Next Article
Lua cheia Foto iStock

Grupo japonês assina acordo com indianos para enviar sonda à Lua

Related Posts