No Japão, uma em cada cinco presidiárias é idosa

As “velhinhas” estão indo parar na prisão propositalmente por se sentirem sozinhas.
Grade de prisao Foto Creative Commons 21032018 min
Foto: Creative Commons

Uma em cada cinco presas nas cadeias do Japão está na terceira idade, segundo reportagem da Bloomberg Businessweek, sugerindo que as idosas japonesas estão indo parar na prisão propositalmente por se sentirem sozinhas ou “invisíveis” em casa.

A maioria das “velhinhas” são presas por pequenos delitos. Um dos motivos que leva as japonesas a cometerem delitos para serem presas é o fato de que o cuidado com os idosos é responsabilidade da família ou da comunidade em um país onde os idosos com idade a partir dos 65 anos representam 27,3% da população total, estimada em 126,52 milhões.

Mediante o rápido envelhecimento populacional, o número de pessoas na terceira idade que vivem sem ninguém tem aumentado e já chega a 6 milhões de pessoas no país.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo governo de Tóquio em 2017, mais da metade dos idosos pegos furtando vivem sozinhos. Desses, 40% não têm família ou raramente conversam com seus parentes.

Saiba mais
» Pela 1ª vez, mais da metade dos idosos no Japão tem 75 anos ou mais
» Japão registra aumento alarmante de idosos presos
» Número de pessoas centenárias passa dos 67 mil no Japão

Segundo a matéria da Bloomberg, nove em cada dez velhinhas presas foram condenadas por furto.

Mesmo quem tem onde morar se sente invisível em casa, onde não conversam com ninguém e se consideram como um peso para os familiares. Além disso, as mulheres idosas sofrem com a falta de dinheiro.

Quase a metade dos japoneses com 65 anos ou mais que vive sozinho está em situação de pobreza em comparação com o restante da população.

Custo do Governo com presas idosas
O problema para o governo é que o custo para manter essas idosas presas está aumentando. De 1995 para 2015, o gasto com custos médicos nas cadeias subiu 80%.

As autoridades também se veem obrigadas a contratar funcionários especializados para cuidar das presas mais velhas que precisam de ajuda para tomar banho e ir ao banheiro.

Durante a noite, as agentes penitenciárias ficam responsáveis por essas tarefas, o que transforma as prisões em uma espécie de asilo.

A promotoria japonesa vem trabalhando junto com o governo para assegurar cuidados especiais para essas idosas e evitar que elas cheguem, propositadamente, às prisões, de acordo com a Bloomberg.

Fonte: UOL / Via Bloomberg.

Total
0
Shares
Previous Article
Solicitacao de patente Foto Stockvault 900x600 min

Japão é 3º na lista de países com mais solicitações de patentes

Next Article
Alerta de terremoto Foto Stockvault Free

Japão inicia sistema mais eficaz de alerta de terremotos

Related Posts