Japão instrui população a se precaver de eventual ataque norte-coreano

As ameaças da Coreia do Norte são encaradas no Japão com toda a gravidade.
Sistema antimísseis marítimo do Japão | Distribuição/ Força Marítima de Autodefesa do Japão
Sistema antimísseis marítimo do Japão | Distribuição/ Força Marítima de Autodefesa do Japão

Atualizado em 24/04/2017


O governo do Japão divulgou uma lista com recomendações para a população no caso de um eventual ataque da Coreia do Norte com mísseis balísticos, informou a agência japonesa ‘Kyodo’.

Na sexta-feira (21), autoridades japonesas recomendaram a quem estiver na rua na hora de supostos ataques a procurar abrigos próximos como, por exemplo, esconder-se em edifícios estáveis ou em pisos subterrâneos. Se não tiver por perto qualquer abrigo – tem que deitar no chão e baixar a cabeça. Nos edifícios foi recomendado manter-se nos quartos sem janelas, detalha a agência.

As medidas de autodefesa em caso do ataque de míssil por parte da Coreia do Norte foram comunicadas pelo secretariado do gabinete de ministros do Japão e pelo departamento de segurança anti-incêndio e situações de emergência aos representantes de uma série de prefeituras e à administração de Tóquio.

O jornal russo ‘Sputnik’ também noticiou sobre as recomendações do governo japonês à população. Em sua publicação, o jornal russo explicou que o sinal de alarme de ameaça deverá ser transmitido através de alto-falantes do sistema de alarme “J alert”, pelo canal de rádio especial, sites dos municípios e e-mail.

O governo do Japão também recomendou às autoridades locais realizar exercícios entre a população, incluindo motoristas nas estradas, a respeito da evacuação em caso da ameaça de míssil.

Ameaça de míssil é encarada no Japão com toda a gravidade, visto que já caíram vários mísseis balísticos da Coreia do Norte perto das costas deste país algumas vezes.

Antes os militares do Japão receberam ordem de destruir os mísseis em caso da ameaça, mas desde os mísseis começaram a cair próximo do mar do Japão, estas ordens foram revogadas. Os sistemas de alarme precoce que os EUA montaram no Japão não conseguiram detetar a tempo os lançamentos de mísseis de Pyongyang, que foram efetuados de plataformas móveis.

Em março, na prefeitura de Akita, foram realizados pela primeira vez no Japão exercícios de evacuação da população no caso da ameaça de ataque de míssil norte-coreano.

Perto das costas desta prefeitura caíram três mísseis de uma só vez, a 300-350 quilômetros a oeste da península de Oga. Nestes exercícios participaram a cerca de 120 pessoas, que procuraram refúgio no clube público da prefeitura e na escola local.

As recomendações do governo japonês também são em respostas à ameaça do líder norte-coreano Kim Jong Un. Na quinta-feira (20), Pyongyang alertou os Estados Unidos para um “ataque preventivo superpoderoso”.

Atualização (24/04/2017)
Nesta segunda-feira (24), 0 jornal ‘The Asahi Shimbun’ publicou uma matéria com o título “Tóquio prepara planos de evacuação em resposta a [possível] ataque da Coreia do Norte. Confira a matéria (em inglês).

Veja abaixo as recomendações feitas pelo governo, que estão no site do Secretariado do Gabinete Japonês.

Recomendacao para a populacao no caso de ataque da Coreia do Norte Foto Site do Gabinete Japones
Recomendações para a população no caso de um eventual ataque da Coreia do Norte com mísseis balísticos (Foto: Site do Secretariado do Gabinete Japonês)

Fontes: Agência Kyodo | Jornal Online Sputnik | Jornal The Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Tiroteio na Champs Elysees em Paris Foto Kyodo

Ataque na Champs Elysées, em Paris, deixa 1 morto e 2 feridos

Next Article
Dia da Terra com Marcha pela Ciencia na Groelandia Foto Mike MacFerrin Gizmodo

Dia da Terra com Marcha pela Ciência em mais de 600 cidades no mundo

Related Posts