Fortes chuvas no sudoeste do Japão deixam 5 mortos

Por causa das inundações e deslizamentos, o alerta vermelho está mantido nas províncias de Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki.
Chuvas em Kyushu deixam 5 mortos em Kumamoto Foto Kyodo

As fortes chuvas que estão atingindo a ilha Kyushu e áreas vizinhas, no sudoeste do Japão, região que já foi afetada por um devastador terremoto no mês de abril, provocaram inundações e deslizamentos de terra que deixaram pelo menos cinco mortos e um desaparecido.

As chuvas que castigaram Kyushu chegaram a superar os 150 milímetros por hora e o volume de água acumulada desde domingo nas províncias de Kumamoto e Miyazaki, as mais castigadas, superou os 500 milímetros, segundo informou nesta terça-feira a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

Segundo a agência de notícias “EFE”, O temporal que caiu durante a noite de segunda até terça-feira equivale aproximadamente entre 50% e 80% do volume médio que é registrado nesta região em junho, de acordo com a agência.

Isto causou o transbordamento de rios e grandes deslizamentos de terra, especialmente em Kumamoto, onde dois violentos terremotos deixaram 50 mortos em abril e cerca de 12 mil edificações em risco de desabamento.

Até o momento, cinco pessoas morreram em Kumamoto arrastadas pela água ou por causa dos deslizamentos de terra e uma pessoa permanece desaparecida, informou a emissora pública japonesa “NHK”.

Em Minamiaso, um dos locais mais afetados pelos terremotos de abril, as autoridades locais pediram que seus moradores abandonem suas casas e se dirijam para abrigos.

A JMA advertiu sobre o risco de novos deslizamentos e da possibilidade que mais rios transbordem em consequência das chuvas que seguirá caindo na região de maneira intermitente durante o resto da semana. O órgão adverte ainda sobre a ocorrência de relâmpagos, rajadas de vento e granizo.

A agência mantém por enquanto o alerta vermelho (segundo maior nível) por precaução nas províncias de Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki.

Fontes: Agência EFE | NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Usina de Takahama Foto Wikimedia Commons 900x600 01 02 2016

Japão permite que 2 reatores ‘velhos’ funcionem por mais 20 anos

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Exportações do Japão recuam mais de 11,% em maio

Related Posts