Japão pede por maior pressão sobre a Coreia do Norte

Coreia do Norte continua realizando testes balísticos e nucleares em desafio a resoluções e duras sanções da ONU.
Misseis da Coreia do Norte Foto kCNA Montagem MN
Foto: KCNA/Montagem MN

 O Japão pediu nesta terça-feira (22) mais firmeza contra as ameaças da Coreia do Norte, afirmando  que “o mundo precisa continuar pressionando o governo daquele país a conter os programas nuclear e de mísseis, e os Estados Unidos anunciaram à Pyongyang uma escolha entre a beligerância e a prosperidade, informou a agência de notícias Reuters.

A Coreia do Norte vem realizando testes de armas em desafio a resoluções e sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e ignorando todos os clamores, inclusive de sua grande aliada, a China, para interrompê-los, provocando uma troca de farpas com os EUA.

O regime justifica seus programas de armas, incluindo a ameaça recente de disparar mísseis perto de Guam, território norte-americano no Oceano Pacífico, citando uma suposta hostilidade de Washington, como os exercícios militares desta semana com a Coreia do Sul.

O ministro das Relações Exteriores japonês, Taro Kono, disse que a pressão deve ser mantida até que os norte-coreanos demonstrem que desistirão de seu programa nuclear.

“Não é hora de discutir (a retomada das) conversas de seis partes”, afirmou Kono, referindo-se às negociações internacionais envolvendo as duas Coreias, os EUA, Rússia, China e Japão para a desnuclearização da península coreana.

“É hora de fazer pressão”, disse ele aos repórteres.

A maior prioridade do presidente norte-americano, Donald Trump, é proteger seu país e seus aliados contra a “ameaça crescente” da Coreia do Norte, e os EUA estão preparados para usarem “toda a gama de capacidades” à sua disposição, disse um enviado norte-americano.

O embaixador de desarmamento dos EUA, Robert Wood, disse à Conferência de Desarmamento, patrocinada pela ONU, em Genebra que “o caminho para o diálogo ainda continua sendo uma opção” para Pyongyang e que esta pode escolher entre pobreza e beligerância e prosperidade e aceitação.

O diretor do Comando do Pacífico dos militares dos EUA disse que a diplomacia é o segrego.

“Por isso esperamos e trabalhamos por soluções diplomáticas ao desafio representado por Kim Jong Un”, disse o almirante Harry Harris aos repórteres na base aérea dos EUA em Osan, a cerca de uma hora da capital, Seul, referindo-se ao líder da Coreia do Norte.

Da Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Satelite Michibiki em orbita Foto Distribuicao Mitsubishi Electric

Japão põe em órbita 3º satélite de seu novo sistema de posicionamento global

Next Article
Trabalhadores da Tepco inspecionam uma das sessoes do muro de gelo Foto Pool Kyodo 900x600 02 min

Construção do muro de gelo na usina de Fukushima está em fase final

Related Posts