Príncipe herdeiro ao trono do Japão completa 56 anos

Naruhito expressou compaixão pelos que ainda vivem em condições precárias na região afetada pelo terremoto e tsunami em março de 2011.
Principe Naruhito em 23 02 2016 Foto Kyodo Agencia da Casa Imperial do Japao

O príncipe japonês Naruhito, herdeiro ao trono do Crisântemo, completa nesta terça-feira (23) seu 56º aniversário, fazendo votos para que a população no nordeste do Japão, região duramente atingida pelo terremoto e tsunami em 2011, “seja capaz de reconstruir suas vidas o mais rápido possível”, disse Naruhito em uma coletiva aos meios de comunicação do Japão.

“Sinto dor em meu coração pelo fato de que um grande número de pessoas ainda está vivendo em condições severas”, disse ele na conferência, ressaltando votos para que “essas pessoas consigam restaurar seus meios de vida de forma confortável”, à medida que a reconstrução da região for avançando.

Em relação ao ano passado, que marcou o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o príncipe herdeiro recordou a turnê em abril passado feita por seus pais, o Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko, quando o casal visitou a ilha do Pacífico de Palau para homenagear aqueles que perderam suas vidas durante a guerra.

“Fiquei impressionado pela profundidade do sentimento de paz emanado pelo imperador e a imperatriz (em Palau). Ao mesmo tempo, eu renovei a minha convicção de que nós, as pessoas da próxima geração, têm de assumir esse sentimento (desejo de instaurar a paz)”, afirmou o príncipe.

Quando perguntado sobre sua esposa, a princesa Masako, que tem recebido tratamento para uma doença induzida pelo estresse por mais de uma década, o príncipe herdeiro disse que ela “está se recuperando lentamente”.

No ano passado, Masako demonstrou melhoras expressivas quando participou de um evento bianual no jardim do Palácio Imperial em Tóquio.  A última vez que a princesa compareceu ao evento em questão foi em 2003.

Naruhito disse que tem grandes esperanças de que Masako retome suas atividades em relação ao seu papel como “futura imperatriz consorte do Japão”, mas de forma gradual, “sem impaciência”.

Masako, de 52 anos, adoeceu pouco depois de dar à luz a única filha do casal, princesa Aiko, atualmente com 14 anos. A pressão para que o casal tivesse um filho “homem” foi grande, o que provocou em Masako uma forte depressão induzida pelo estresse. Em consequência, a princesa afastou-se (a partir de 2003) de seus compromissos oficiais e da vida pública, ganhando o apelido de “Princesa Triste”.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Conflito na Siria Foto Reproducao TV Aljazeera

Japão louva acordo de cessar-fogo na Síria

Next Article
Aviao da JAL incendeia em Hokkaido Foto Kyodo

Após incêndio, 165 pessoas são retiradas de avião em aeroporto no Japão

Related Posts