Um em cada quatro japoneses já considerou cometer suicídio

Apesar de ter caído em 2016, a taxa de suicídio no Japão segue entre as mais altas do mundo.
Pessoa em depressao Foto Stockvault AT4572
Foto: Stockvault

Uma pesquisa feita pela pelo governo japonês revelou que um em cada quatro japoneses adultos já considerou cometer suicídio, um resultado que só confirma a alta taxa de suicídios no país, mesmo com dados mostrando que o número caiu em 2016, mas ainda assim segue alto em relação aos países desenvolvidos.

Realizada a cada quatro anos, a pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do Japão abrangeu todo o país e entrevistou 3.000 homens e mulheres com idade a partir de 20 anos.

O estudo, que está em sua terceira edição, foi realizado em outubro do ano passado e divulgado na última terça-feira (21).

A pesquisa mostra que 23,6% dos entrevistados afirmaram já ter considerado, de fato, tirar a própria vida em um momento ou outro. O número é mais elevado do que os apurados nas duas pesquisas anteriores.

Por idade, a maior porcentagem ficou entre as pessoas na faixa dos 50 anos, representando 30,1% do total. Pessoas na faixa de 30 anos representam o segundo maior índice (28,7).

Quando questionados sobre como superaram seus pensamentos suicidas, 36,7% disseram que tentaram distrair suas mentes com passatempos ou trabalho, enquanto 32,1% disseram que discutiram seus problemas com familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Segundo o ministério, um dos pontos mais preocupantes revelados na pesquisa ficou por conta daqueles que disseram desconhecer o serviço telefônico de aconselhamento disponibilizado pelo governo japonês. Apenas 6,9% dos entrevistados disseram conhecer tal serviço de ajuda, cuja finalidade principal é fornecer profissionais da área para aconselhar pessoas com tendências suicidas. Denominado em japonês por “kokoro no Kenkou Soudan Touitsu Dial”, o número do serviço é 0570-064-556 e atende 24 horas por dia, explica o ministério.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas que se mataram no Japão em 2016 caiu 9,4%, para um total de 21.764, contra 24.025 casos em 2015. Trata-se do sétimo ano consecutivo de queda.

Apesar do gradativo descenso, Japão ainda se destaca como detentor da maior taxa de suicídio entre as sete nações industrializadas que formam o grupo G7. Além disso, um recente relatório denominado O“Banco de Dados de Mortalidade”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta Japão como o único país do G7 em que o índice de suicídio é o maior entre os jovens, de 15 a 39 anos.

Contudo, um estudo mais abrangente sobre o tema foi compilado recentemente pela Nippon Foundation (NF), Embora também aponte que um em cada quatro japoneses já considerou o suicídio, a pesquisa da NF entrevistou 40.000 pessoas nas 47 províncias existentes no Japão.

Além disso, o órgão afirma que “o estudo é mais abrangente por avaliar os efeitos e causas, bem como classificar os índices por idade, sexo e regiões. “É a primeira vez que uma pesquisa aborda o problema em sua totalidade”, explica a NF no texto introdutório da pesquisa que foi divulgada em outubro do ano passado.

*Confira os dados da pesquisa sobre suicídios compilada pela Nippon Foundation.

*Os dados da pesquisa quadrienal feita pelo Ministério da Saúde podem ser conferidos no site de notícias da emissora estatal japonesa NHK: Survey: 1 in 4 Japanese has considered suicide.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede da Bolsa de Valores de Tóquio | ©Kyodo

Bolsa de Tóquio volta a subir após despencar mais de 2% na véspera

Next Article
Shinzo Abe em 23 03 2017 Foto Reproducao NHK

Japão condena ataque terrorista em Londres

Related Posts