Toyota anuncia recall global de 522 mil veículos

A revisão envolve 450 mil minivans Sienna, 16 mil Lexus GS e 55,5 mil Highlander SUVs.

Do Mundo-Nipo

A Toyota Motor anunciou um recall de 522 mil veículos em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, envolvendo os modelos da minivan Sienna, Highlander SUVs e Lexus GS 350 por possíveis defeitos nos freios, cintos de segurança e perda de pneu sobressalente.

A maior montadora do mundo informou que está recolhendo cerca de 450 mil minivans Toyota Sienna de anos modelo 2004-2011. Principalmente as que foram vendidas em locais de clima frio, principalmente nos Estados Unidos, onde são usados sal nas estradas para derreter neve e gelo, o que pode corroer o cabo de suporte do estepe, fazendo-o soltar.

Das minivans afetadas, cerca de 370 mil serão recolhidas nos Estados Unidos, 80 mil no Canadá e 400 na Europa Ocidental.

Aproximadamente 16 mil sedãs Lexus GS (ano-modelo 2013) estão sendo convocadas por defeito nos freios. Segundo um porta-voz da Toyota, o defeito é no interruptor no sistema de freios que pode ativar o sistema durante a condução, o que poderia provocar uma desaceleração inesperada do veículo.

A Toyota disse que não tem conhecimento de quaisquer acidentes, lesões ou mortes relacionadas com o problema. As concessionárias irão substituir o conjunto de suporte do pedal de freio.

Dos Lexus afetados, cerca de 11.000 foram vendidos nos Estados Unidos, 1.900 na Europa, 1.400 na China e 1.400 em outros mercados, disse um porta-voz da Toyota.

Cerca de 55.500 unidades do Highlander SUVs (ano-modelo 2014) foram convocados para revisão por um problema de software que pode impedir que os cintos de segurança não funcione corretamente em caso de um acidente.

No total, 50.000 unidades deste modelo foram vendidas nos EUA, 4.000 no Canadá e 1500 no México.

Esta chamada para revisão ocorre depois que fabricante anunciou, em abril, uma das maiores recall de sua história, que afetou 6,39 milhões de unidades de 27 modelos diferentes em todo o mundo.

Ainda assim, o número é ofuscada pelos dados de um dos seus principais rivais, a norte-americana General Motors, que desde o início deste ano já convocou mais de 15 milhões de unidades de seus carros para revisão.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,87%

Next Article

'Left 4 Dead' será lançado em arcade e com novos personagens no Japão

Related Posts