Japão mantém avaliação econômica diante de crescimento fraco

O governo disse que trabalhará para o crescimento da economia regional com o uso de um orçamento extra.
Porto de Tóquio | Foto: Reprodução/YouTube/AFP
©Getty/Free

Diante de fortes sinais de fraqueza no crescimento, o governo do Japão manteve inalterada sua avaliação geral sobre a economia do país, afirmando que ela continua se recuperando moderadamente, mas reconheceu pontos de fraqueza e rebaixou a previsão sobre os lucros das empresas, informou nesta segunda-feira (23) o Escritório do Gabinete Japonês em seu relatório mensal.

No relatório, o governo também afirmou que o lucro das empresas melhora, mas “o ritmo desse avanço tem desacelerado”. Por outro lado, melhorou sua avaliação sobre a construção de moradias, ao dizer que “há sinais de aceleração na atividade nesse setor”, disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico relativo ao mês de maio.

Indicadores recentes mostraram que as exportações japonesas caíram com força em abril e a atividade industrial sofreu a contração mais rápida desde que o primeiro-ministro, Shinzo Abe, assumiu o cargo no final de 2012, dando mais evidências de que a política de estímulos conhecida como “Abenomics” está tendo dificuldades para ganhar força.

Contudo, dados divulgados na semana passada mostraram que a economia do Japão cresceu 1,7% em uma base anualizada no primeiro trimestre. Analistas dizem que os dados do PIB foram muito mais fortes que a alta de 0,3% esperada pelo mercado, mas quando retirado o efeito de mais dias úteis em fevereiro, a economia japonesa continua estagnada.

Além disso, a especulação sobre estímulos políticos no Japão aumentou após grandes terremotos afetarem o sul do país, em abril. Os tremores causaram estragos avaliados em entre 2,4 trilhões e 4,6 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões a US$ 42 bilhões) e a atividade econômica sofreu prejuízo de 90 bilhões a 127 bilhões de ienes até agora, segundo estimativas oficiais.

O governo ainda disse no relatório que trabalhará para uma recuperação antecipada da economia regional, com o uso de um orçamento extra e que foi aprovado na semana passada.

Fontes: Agência Kyodo | Jornal Estadão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Caixa eletronico no Japao Foto John Rawlinson

Quadrilha realiza roubo simultâneo em 1,4 mil caixas eletrônicos no Japão

Next Article
Barack Obama Foto DIstribuicao Casa Branca

Obama diz que não pedirá perdão por bomba na visita a Hiroshima

Related Posts