Com 32 m de altura, templo japonês é inaugurado em SP após 12 anos de obras

A réplica da Torre Miroku (Patrimônio Mundial da Unesco) está aberta à visitação em Ribeirão Pires, cidade situada a 40 km de distância da capital paulista.
Torre de Miroku em Ribeirao Pires Divulgacao min
Torre de Miroku em Ribeirão Pires, São Paulo | Divulgação

Erguida a partir do encaixe em madeira durante mais de 12 anos de obras, uma réplica da Torre Miroku, no Japão, finalmente foi concluída na cidade de Ribeirão Pires, na Região Metropolitana de São Paulo, localizada a apenas 40 quilômetros de distância da capital paulista.

A torre original japonesa está localizada no Templo Horyu-Ji, na cidade de Ikaruga, província de Nara. Ela é listada como Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O nome original do templo é Horyu Gakumonji, ou Templo da Lei florescente.

A recém-concluída Torre de Miroku em Ribeirão Pires tem 32 metros de altura e foi aberta ao público nesta quinta-feira (23). Os visitantes poderão conferir de perto os detalhes desta milenar técnica japonesa de construção em madeira, que é capaz de levantar monumentos de muitos andares sem utilizar um único prego ou parafuso.

Torre Miroku em Ribeirão Pires Foto TripAdvisor Uaka Tour compressed
Foto TripAdvisor/Uaka Tour

Localizada às margens da Represa Billings, a construção teve início nos anos 2000, quando seus idealizadores, o Reverendo Minoru Nakahashi (falecido em 2012) e a artista plástica Lilian Bomeny, visitaram o templo japonês (o mais antigo do mundo em madeira) e quiseram construir algo semelhante no Brasil, para que as pessoas tivessem um lugar para meditar e elevar a espiritualidade.

A OBRA

A técnica japonesa de encaixe em madeira há séculos intriga e encanta projetistas e amantes da arquitetura mundo afora e, apesar de ser complicada, ela foi muito bem aplicada na construção da Torre de Miroku em Ribeirão Pires.

Torre Miroku em Ribeirão Pires Foto TripAdvisor Uaka Tour 2 compressed
Foto: TripAdvisor/Uaka Tour

Cerca de 400 toneladas de madeira (angelim pedra, jatobá e eucalipto) foram utilizadas para erguer a Torre de Miroku, que teve suas vigas encaixadas uma a uma e intercaladas com concreto.

Para a cobertura dos cinco telhados da construção, foram produzidas 15 mil telhas a partir de um molde trazido do Japão pelo Reverendo Nakahashi. Cada um deles representa uma parte do corpo de Kannon (divindade tanto masculina quanto feminina que é reverenciada no Oriente), sendo o primeiro e menor deles a cabeça, o segundo o pescoço, o terceiro o peito, o quarto a barriga e o quinto as pernas, que formam o alicerce.

Torre Miroku em Ribeirão Pires Foto TripAdvisor Ricardo Becker 02 compressed
Foto: TripAdvisor/Ricardo Becker

O templo ainda traz vitrais assinados pela artista plástica Lilian Bomeny, executados com cristais de Murano durante cinco meses, e conta com uma escultura de Kannon de oito metros de altura e quatro toneladas em blocos de embuia folheados a ouro 24 quilates.

Torre Miroku em Ribeirão Pires Foto TripAdvisor Eduardo B compressed
Na vista aérea da Torre de Miroku dá para ver que o telhado é totalmente dourado | Foto: TripAdvisor/Eduardo B.

Na área de 75 mil m² onde a torre está localizada ainda foram construídas uma capela (Okunoim), um espaço reservado para a imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma área dedicada a São João Batista, santo padroeiro do Japão. O espaço também conta com jardim Zen, minicachoeira e lago com carpas.

ACESSO

O site oficial da Torre de Miruku, que pertence ao Templo Luz do Oriente, informa que, “em virtude do acesso ao complexo da Torre ser exclusivo pela Represa Billings, é necessário fazer um translado via barco”.

Torre Miroku em Ribeirão Pires Foto TripAdvisor Ricardo Becker compressed
Foto: TripAdvisor: Ricardo Becker

O barco Koryu tem um gigantesco dragão em sua proa, bem ao estilo oriental. Ele sai da marina do Tahiti Náutica Club, localizado na Avenida Palmira, 450 – Represa, Ribeirão Pires.

CONTATO

Endereço: Rua Bretanha 1 | Represa, Ribeirão Pires, Estado de São Paulo 09416-300, Brasil.
Telefones: 11 3675-5192 / 11 97418-8988
Site oficial: Templo Luz do Oriente / Torre de Miroku.

FOTOS

O site de viagens TripAdvisor disponibiliza uma Galeria de Fotos incríveis tiradas por visitantes no Tempo de Miruku.


Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Gazeta do Povo Estilo & Cultura | Templo Luz do Oriente.

Matéria atualiza em 20/02/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Ondas gigantes no litoral do Japao Foto Reproducao Kyodo min

Tufão Cimarron obriga cancelamento de 200 voos no Japão

Next Article
Preços no Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg

Preços no atacado do Japão sobem 3,1% em julho na base anual

Related Posts