Bolsa de Tóquio atinge inédita marca de 15 altas consecutivas

Resultado reflete a ampla vitória de Shinzo Abe, que governará o Japão pelo terceiro mandato seguido.
Bolsa de Toquio 23 10 2017 Foto Nikkei. 900x600 003jpg min
Foto: Nikkei

A Bolsa de Valores de Tóquio saltou mais de 1% nesta segunda-feira (23) e iniciou a semana com nova máxima em 21 anos, refletindo o resultado na eleição parlamentar de ontem, na qual a coalizão governista do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, saiu amplamente vitoriosa, o que levou o índice Nikkei a postar inédita marca de 15 sessões consecutivas de valorização.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 239.01 pontos e fechou em alta de 1,11%, aos 21.696,65 pontos, maior nível desde setembro de 1996. Na máxima do dia, o índice chegou a 21.708,41.

Este é o 15º dia consecutivo de ganhos do Nikkei, o maior desde que a Bolsa de Valores de Tóquio iniciou o índice, em 1950, segundo o jornal financeiro Nikkei.

A torcida agora é para que o índice bata a máxima de 22.666 alcançada em meados de 1996, durante a recuperação da explosão da bolha de ativos, adianta o jornal japonês.

Segundo o estrategista do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Takahiro Sekido, o avanço do Nikkei mostra que os investidores japoneses estão “olhando adiante e prevendo políticas mais realistas que possam sustentar seus esforços de ampliar suas carteiras externas”.

O Nikkei também foi favorecido pelo iene, que se enfraqueceu frente ao dólar durante a madrugada, aumentando a atratividade de ações de exportadoras negociadas na capital japonesa.

A ampla vitória da coalizão governista dará a Abe o direito de governar o Japão pelo terceiro mandato consecutivo, bem como seguir com a agressiva política monetária implementada pelo Banco do Japão (BOJ, banco central japonês), que pressionado o iene contra o dólar americano.

A moeda caiu 0,5% no fechamento de Tóquio na sexta-feira. Nessa segunda-feira, estava cotada a 114 ienes por dólar no início das negociações, isso marca a menor patamar em três meses.

No mercado acionário de Tóquio, entre as ações que tiveram o melhor desempenho estavam as da Sumitomo Chemical (+6,44%), da SUMCO (+4,59%) e as da Oji Holdings (+4,18%). Já aos papéis das empresas: DeNA (-1,21%); da Dentsu (-1,17%) e da Seven & i Holdings (-1,17%) foram os que mais caíram hoje.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN | Jornal Nikkei.

Total
0
Shares
Previous Article
Corrupcao Foto Stockvault

Japão figura entre os 20 países menos corruptos do mundo

Next Article
Bandeiras de Japao e EUA Foto Shutterstock

EUA e Japão concordam em elevar a pressão sobre a Coreia do Norte

Related Posts