Presidente da Moritomo diz que recebeu dinheiro da primeira-dama do Japão

Shinzo Abe nega efusivamente a acusação e diz que deixará o cargo de premiê se a mesma for comprovada.
Shinzo Abe e Akie Abe Foto Asahi Images
Shinzo Abe e Akie Abe (Foto: Asahi Images)

O presidente de uma companhia que administra escolas no Japão afirmou ao Parlamento Japonês que usou de sua influência com políticos japoneses, incluindo a primeira-dama do Japão, para conseguir comprar terrenos de governo locais a preços abaixo do valor de mercado, informou a imprensa japonesa.

De acordo com a emissora pública ‘NHK’, Yasunori Kagoike, presidente do grupo Moritomo Gakuen, foi chamado para se explicar sobre o escândalo da compra de terrenos estatais e propinas envolvendo a casta da política japonesa. O executivo testemunhou sob juramento perante um comitê da Câmara Alta na quinta-feira (23).

O escândalo surgiu após a descoberta de que Kagoike havia comprado um terreno de propriedade do governo da província de Osaka, no oeste do Japão, por um preço abaixo do valor de mercado. O terreno foi utilizado para a construção de uma escola primária – a obra ainda está em andamento.

Em seu testemunho ao Parlamento, Kagoike afirmou que recebeu uma doação de 1 milhão de ienes (US$ 9 mil) das mãos de Akie Abe, esposa do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Tanto o premiê como a primeira-dama negaram a alegação.

Segundo ele, Akie seria diretora honorária da planejada escola, mas ela renunciou ao cargo depois de o escândalo vir à tona.

Kagoike declarou ao comitê que “se lembra claramente de ter recebido o dinheiro da primeira-dama em setembro de 2015”, quando os dois se reuniram a portas fechadas no escritório de um jardim da infância também administrado pelo grupo Moritomo.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, para complicar ainda mais a situação do premiê japonês, Kagoike afirmou que Akie teria dito que “a doação era de Shinzo Abe”. Ele disse também que “se lembrava muito bem da doação”, já que considerou o ato como uma “grande honra para o grupo Moritomo”.

Contudo, Abe nega qualquer conexão com a venda de terrenos e diz que “deixará o cargo de primeiro-ministro do país caso for comprovado o contrário”, segundo informou nesta sexta-feira (24) a ‘CNN News’.

Mais tarde, Kagoike falou mais sobre o escândalo em uma entrevista coletiva com jornalistas, na qual aliviou o envolvimento de Abe com o esquema de venda de terrenos, contradizendo com seu depoimento no Parlamento.

“Não acho que haja influência direta do primeiro-ministro Abe”, disse Kagoike, acrescentando que a ajuda na aquisição do terreno ocorreu por intermédio de pessoas que trabalham para o governo, mais especificamente “burocratas do Ministério das Finanças”, disse ele sem nomear os envolvidos, de acordo com a ‘CNN’.

O grupo Moritomo havia planejado para o próximo mês a inauguração da escola do ensino fundamental.

Depois do depoimento de Kagoike na quinta-feira, o secretário-chefe do Gabinete Japonês e porta-voz do governo, Yoshihide Suga, declarou a jornalistas que “o premiê jamais fez doação alguma, nem por meio de terceiros, como seria o caso da primeira-dama, nem por meio de outras entidades”, de acordo com a agência ‘Kyodo’.

Contudo, o escândalo colocou em dúvida a reputação de Abe. O índice de aprovação de seu governo caiu 10 pontos percentuais desde o mês passado, para 56%, de acordo com uma pesquisa de opinião pública realizada no último final de semana pelo jornal The Yomiuri Shimbun.

Trata-se do maior declínio desde dezembro de 2012, quando Abe tomou posse do governo pela segunda vez.

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe em 23 03 2017 Foto Reproducao NHK

Japão condena ataque terrorista em Londres

Next Article
Shinya Yamanaka vencedor do Nobel de Medicina em 2012 Foto Kyodo

Produção científica do Japão está em queda acelerada, diz revista Nature

Related Posts