Japão mantém avaliação otimista da economia em maio

O governo também manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão “se recuperando”.
Centro de Toquio Foto Reproducao World Finance min
Foto: World Finance

O governo do Japão deixou inalterada sua avaliação sobre a economia, afirmando que o crescimento permanece em um caminho de recuperação gradual, de acordo com o relatório mensal relativo ao mês de maio e divulgado pelo Escritório do Gabinete Japonês.

“A economia do Japão continua a se recuperar gradualmente”, diz o texto do relatório do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe.

O governo também manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão “se recuperando”, uma vez que os gastos com eletrônicos domésticos mostram sinais de melhora e que as famílias gastam mais em alimentação fora de casa.

“Os gastos de capital estão se expandindo gradualmente”, avaliação também inalterada em relação ao mês passado.

A economia do Japão encerrou sua melhor fase de expansão em décadas, com o Produto Interno Bruto (PIB) se contraindo mais do que o esperado no primeiro trimestre deste ano devido aos baixos gastos do consumidor, investimentos em negócios e exportações. A terceira maior economia do mundo encolheu 0,6% em termos anualizados no primeiro trimestre.

Saiba mais
» Japão quer adotar represálias comerciais contra EUA por tarifas de aço
» Economia japonesa sofre a primeira queda desde 2015

Muitos economistas dizem que esse declínio será temporário, mas há dúvidas sobre a força da recuperação da economia.

O Escritório do Gabinete expressou confiança de que a economia irá se recuperar rapidamente devido a um mercado de trabalho interno apertado e à sólida demanda de outros países por bens e serviços japoneses.

“O declínio no PIB do primeiro trimestre veio depois de oito trimestres de crescimento, então não estamos mudando nossa avaliação geral”, disse um funcionário do Gabinete a repórteres.

“Houve muitos fatores temporários, como o clima frio, que elevou os preços dos vegetais, o que levou a menores gastos do consumidor”.

A possibilidade de atrito comercial com os Estados Unidos continua sendo um risco para a economia japonesa voltada para exportação, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou em março uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e 10% sobre as importações de alumínio, isentando temporariamente alguns de seus parceiros como Canadá, México, Brasil, Argentina, Austrália e União Europeia.

Apesar de ser um aliado dos Estados Unidos e dos esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe, o Japão não obteve isenção.

Mediante isso, o governo do Japão comunicou à Organização Mundial do Comércio (OMC) que está disposto a adotar medidas de represálias comerciais aos produtos americanos.

Com informações da Agência Reuters e do Valor Online

Total
0
Shares
Previous Article
Kim Jong Un Foto Reproducao KCNA 900 600 04 03 2016 02

EUA cancelam cúpula com Coreia do Norte

Next Article
Idoso japones dirigindo Foto Reproducao YouTube Japan Guide 900x600 min

Acidentes fatais com motoristas idosos mais que duplicam no Japão

Related Posts