Bolsa de Tóquio recua diante de preocupações com tensões na Síria

Tóquio seguiu o movimento de perdas durante a noite em Wall Street devido à operação militar na Síria conduzida pelos EUA.

Do Mundo-Nipo

A Bolsa de Valores de Tóquio encerrou em queda nesta quarta-feira (24), em meio a preocupações geopolíticas relacionadas com os ataques aéreos por forças lideradas pelos EUA contra militantes do Estado islâmico na Síria, o que também refletiu negativamente nas bolsas norte-americanas ontem e no desempenho do dólar no mercado asiático.

No final das negociações, o índice Nikkei 225, dos principais valores da Bolsa de Tóquio, recuava 38,45 pontos, queda de 0,24%, situando-se nos 16.167,45 pontos. O volume negociado totalizaram 2.164,05 milhões de ações, um movimento acima dos 1.951,79 milhões de segunda-feira. Os mercados financeiros no Japão esteve fechado na terça-feira por causa de um feriado nacional.

O mercado de Tóquio teve um início fraco, seguindo as perdas durante a noite em Wall Street devido à operação militar na Síria conduzida pelos Estados Unidos e cinco países do Oriente Médio, destacou mais cedo o jornal Nikkei.

“As negociações iniciais seguiram um curso de queda. O mercado, no entanto, mostrou capacidade de resistência e alguns dos primeiros prejuízos foram superados no decorrer do dia, auxiliados por expectativas dos investidores de um aumento das ações japonesas à frente da contínua tendência de um iene mais fraco”, disse Masashi Akutsu, estrategista da SMBC Nikko Securities.

“Apesar de um senso de superaquecimento no mercado, os investidores não conseguiram vender agressivamente. Mesmo depois de um declínio nas bolsas norte-americanas, as ações japonesas não caíram muito”, disse Akutsu.

A moeda dos Estados Unidos se desvalorizou ao longo do dia na Ásia, apesar de apresentar resistência no começo das sessões. Durante o fechamento da bolsa, o dólar já havia recuado para 108,64 ienes, de 108,86 do final da tarde de ontem em Nova York.

“O iene continua um termômetro para o apetite de risco”, acredita o estrategista da CLSA Equity Nicholas Smith. A recente alta da moeda não deve ser corrigida por completo, no entanto, segundo avaliação do analista.

Durante a sessão, as ações do SoftBank e do Yahoo Japan caíram fortemente. Ambas as empresas, acionistas do Alibaba, registram perdas desde a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia de e-comerce chinesa. O Softbank recuou 3,53%, enquanto o Yahoo desvalorizou 2,97%.

Já os papéis das empresas de construção civil tiveram as melhores performances, após a publicação das estatísticas do setor pelo Ministério da Infraestrutura. O nível de investimento estatal atingiu patamar recorde de 17 trilhões de ienes. As ações da Kumagai Gumi subiram 2.1%, da Tekken avançaram 1.8%, e da Kajima encerraram em valorização de 3.4%.

(Com as Agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 0,52%

Next Article

Resultados do 11º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Related Posts