Notícias

Bolsa de Tóquio alcança marca histórica de 16 valorizações seguidas

Foto: Nikkei

Mercado acredita que a bolsa japonesa vai romper a marca dos 22 mil pontos ainda esta semana.

A Bolsa de Valores de Tóquio atravessa a melhor fase de sua história, com o seu principal índice, o Nikkei, renovando sua máxima em 21 anos ao fechar, nesta terça-feira (24), em alta pelo 16º pregão consecutivo, um feito nunca antes alcançado desde que a bolsa em Tóquio iniciou o índice, em 1950.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,50% e fechou as negociações aos 21.805,17 pontos, maior nível desde setembro de 1996.

Segundo estrategistas consultados pelo jornal financeiro Nikkei, o principal índice em Tóquio poderá romper a barreira dos 22 mil pontos nesta semana. Além disso, o índice caminha para bater ainda este ano a máxima de 22.666 alcançada em meados de 1996, durante a recuperação da explosão da bolha de ativos.

A nova máxima alcançada nesta sessão ainda reflete a fácil vitória da coalizão governista do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na eleição parlamentar de domingo passado.

O mercado japonês também foi impulsionado por previsões de que as empresas locais apresentarão resultados saudáveis na atual temporada de balanços.

As ações que mais subiram foram as da DeNA , que saltou 7,78%; da SUMCO, com 3,47% de ganhos, e da Sojitz, com alta de 2,76%. Entre os papeis que tiveram o pior desempenho estavam os das empresas Yaskawa Electric (-3,61%), da Rakuten (-2,02%) e da Yamaha (-1,92%).

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN | Jornal Nikkei.

Comentários