Exportações do Japão crescem pelo 5º mês seguido

A balança comercial do Japão registrou superávit de 481,7 bilhões de ienes em abril.
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images
©Aflo Images

As exportações do Japão cresceram a um ritmo bem maior que esperado em abril na comparação anual, marcando o quinto aumento consecutivo, um movimento puxado pela contínua demanda no exterior que segue compensando o baixo consumo doméstico.

De acordo com o Ministério das Finanças do país, as exportações japonesas subiram 7,5% em abril ante o mesmo mês de 2016, depois de saltar 12% em março. A expansão foi liderada por maiores embarques de componentes para fabricação de chips e dispositivos móveis, além de grande saída de aço e motores.

Além disso, a demanda dos países asiáticos pelos produtos do Japão cresceu pelo sexto mês consecutivo, registrando alta de 12,2% em abril ante o mesmo mês do ano passado.

Na mesma base de comparação, a exportações para a China saltaram 14,8%, a sexta elevação consecutiva. Para os EUA, o crescimento foi de 2,6%, terceira alta consecutiva, ajudada pelo crescimento nos embarques de automóveis, motores e autopeças.

A demanda da União Europeia por produtos japoneses também cresceu, registrando avanço de 2,2% e marcando a terceira subida em linha reta. A alta foi impulsionada pelos fortes embarques de motores, motocicletas e equipamentos para o setor de construção.

Por outro lado, as importações japonesas cresceram 15,1% em abril em termos anualizados, para o quarto aumento consecutivo após alta de 15,8% em março. As compras do Japão no exterior foram novamente lideradas pelas importações de petróleo, carvão e equipamentos de telecomunicações.

Mediante isso, a balança comercial global do Japão registrou um superávit de 481,7 bilhões de ienes em abril, o que representa o terceiro excedente consecutivo, disse o ministério, sinalizando que houve redução em relação a março, mês em que o país registrou superávit de 614.7 bilhões de ienes. Em abril de 2016, o superávit chegou a 811,3 bilhões de ienes.

Divulgado na última segunda-feira, o relatório do Ministério das Finanças mostra ainda que, em termos dessazonalizados, as exportações caíram 0,2% no mês, enquanto as importações recuaram 0,1%.

Fonte: MNI News.

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores em Kyoto Foto Creative Commons

Salário médio no Japão tem primeira queda em 10 meses

Next Article
Digimon Adventure Tri Divulgacao

Digimon ganha peça teatral no Japão

Related Posts