Forte terremoto sacode a região central do Japão

O tremor teve epicentro em Nagano e atingiu intensidade máxima de 5+ graus (forte) na escala japonesa.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um forte terremoto de 5,7 graus de magnitude na escala Richter, e 5 na escala japonesa (forte), foi registrado neste domingo (25) na província de Nagano, região central do Japão, informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês), destacando que não houve risco de tsunami.

O tremor foi detectado a 10 km de profundidade e a 30 km a oeste de Ina, no município de Nagano, às 07h02 locais de domingo (19h02 deste sábado, 24, em Brasília).

Não houve informes imediatos de vítimas, nem danos, segundo a emissora estatal ‘NHK’. A Agência Meteorológica do Japão não emitiu alerta de tsunami, mas alertou para possíveis ocorrências de réplicas – tremores secundários.

O tremor foi sentido em uma grande área da região, principalmente na província de Nagano, com intensidade máxima de 5+ graus (forte) na escala japonesa, que vai até 7.

A magnitude (5,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (5+) considera o abalo sentido na superfície da terra.

A NHK indicou que na região central do país, o serviço do trem bala foi suspenso momentaneamente, mas não foi detectada anormalidade alguma no funcionamento das centrais nucleares.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Navios da guarda costeira chinesa ao largo das ilhas Senkaku Foto Kyodo 12 2013

Navios chineses invadem águas japonesas e ignoram alerta de retirada

Next Article
Princesa Mako Foto Asahi Images

Noivado da princesa Mako será oficializado em julho

Related Posts