Vulcão Sakurajima entra em erupção e lança cinzas a 5 km de altura

É a primeira vez desde 2013 que uma explosão do Sakurajima lança uma coluna de fumaça a tal altitude.
Explosao do vulcao Sakurajima em agosto de 2013 Foto Marc Szeglat
As atividades do Sakuragima, um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, intensificou neste ano (Foto: Arquivo/Marc Szeglat)

O vulcão Sakurajima, localizado no sudeste do Japão, entrou em erupção no início desta terça-feira (hora local) lançando jorros de lava, relâmpagos e uma coluna de cinzas que atingiu 5 quilômetros de altura, a mais alta desde a explosão ocorrida em 2013, informou a agência de notícias Kyodo.

Localizado na província de Kagoshima e a cerca de 50 quilômetros da ativa usina nuclear de Sendai, o vulcão expeliu raios durante a explosão, as chamadas luzes vulcânicas, que ocorreu logo nas primeiras horas de terça-feira (tarde de segunda-feira no horário de Brasília), de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

Trata-se da primeira vez que o Sakurajima, um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, lança uma coluna de fumaça a cinco quilômetros. A última vez ocorreu em 18 de agosto de 2013, quando foi registrada uma forte explosão vulcânica em uma das duas crateras do Monte Sakurajima.

A JMA classificou o ocorrido como “uma erupção explosiva” e manteve em três o nível de alerta, que vai até cinco, o que significa que as pessoas devem manter distância da montanha, mas não implica na evacuação das povoações mais próximas.

Em nota, a companhia Kyushu Electric Power, operadora da central nuclear de Sendai, informou que a explosão no vulcão não provocou danos nas instalações e as operações no complexo não foram afetadas.

As atividades do vulcão têm intensificado e, somente este ano, foram registradas 47 erupções explosivas no local.

Em agosto do ano passado, a JMA emitiu alerta para a possibilidade de ocorrer uma erupção em grande escala no vulcão Sakurajima, maior que a registrada em agosto de 2013, cuja as cinzas cobriram grande parte de Kagoshima e áreas próximas. O alerta, no entanto, foi retirado no mesmo mês, mas a possibilidade de uma erupção em grandes proporções foi mantida para os próximos anos e o nível de alerta três prossegue nas áreas próximas.

Fontes: Agência Kyodo | FNN News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Jovem invade clinica no Japao e mata 15 pessoas Foto Reproducao YouTube Kyodo

Homem invade clínica no Japão e mata 15 pacientes

Next Article
Interruptor de luz Foto Stockvault Free 900x600 02

Distribuidoras de energia no Japão oferecem bônus aos consumidores

Related Posts