Japão tem deflação pelo 8º mês seguido

Apesar da retração, a pressão deflacionária mostrou alguns sinais de abrandamento ante o mês anterior.
Bandeiras japonesas nas ruas de Tóquio | ©Stockvault
©Stockvault

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão sofreu deflação em outubro na comparação anual, o que representa o oitavo mês consecutivo de queda do índice, de acordo com o relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira (25) pelo governo do país, ressaltando que, apesar da retração, a pressão deflacionária mostrou alguns sinais de abrandamento.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, declinou 0,4% em outubro ante o mesmo mês de 2015, de acordo com os números preliminares do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

A leitura marcou o oitavo declínio mensal consecutivo em termos anualizados, mas foi menor do que a queda de 0,5% no mês anterior.

O índice situou-se em 99.8 contra a base de 100 estabelecida em 2010. Na comparação mensal, o CPI declinou 0,2%.

Já o CPI que inclui todos os itens apresentou alta de 0,1% na base anual e elevação de 0,6% na comparação mensal. O índice situou-se em 100.4 contra a base de 100.

Em relação ao índice que exclui os preços voláteis tanto de alimentos como de energia, a medida preferida do BC japonês, teve alta de 0,2% tanto na base anual como mensal. Embora apresente alta pelo 37º mês consecutivo, esse indicador vem desacelerando gradativamente. Em fevereiro, ele apresentou alta de 0,8%, enquanto subiu 1,1% em janeiro, ambos na comparação anual.

Quanto à área Metropolitana de Tóquio, o núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, apresentou queda tanto na base anual como mensal, de -0,4% e -0,1%, respectivamente. Os economistas veem os números de Tóquio como um indicador principal das tendências de preços em todo o país, já que é calculado um mês à frente.

No geral, o resultado do CPI nos últimos oito meses reitera as dificuldades enfrentadas pelo Banco do Japão (BoJ), que permanece longe de seu objetivo de gerar inflação de 2% ao ano, em face da fraca demanda e persistentes dúvidas sobre as perspectivas de aumento dos preços.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Total
0
Shares
Previous Article
Inverno em Toquio Foto Miyu Tokyo Holic 900x600 min

Top 10 das melhores cidades do mundo para visitar no inverno

Next Article
Shinzo Abe visita Fidel Castro em setembro de 2016

Morre ex-líder cubano Fidel Castro

Related Posts